Revista do Ensino - v.1, n.5, 15 jan 1912
REVISTA DO ENSINO 311 O mais notavel dos seus artistas precursores é o pintor Martin Tobar y Tobar, que floresceu em seguida a éra da libertação nacional e executou a B atalha de Carahobo do zymborio do C!!pitolio federal e a Acta d.a Inde– p endencia do paço municipal de Caracas. Mas os seus maiores pintores são Arturo Michelena (1864-1898), discí– pulo de J ean Paul Laurens, auctor magistral da Penthesiléa do museu, su obra prima, 1lliranda no Cm·cere do mesmo museu, Ceia da Catbedral de Caracas' Multiplicação dos Pães da Capella Santa da mesma cidade, Noite, Diana do paço Miraflores, Vuelvan-Caras do paço municipal de Washing ton, Panth'eO Nacional, Carlota Corclay, Creança Enferma , Os L eões, l nfancia de Bac– cho, Oriwificado, Oração no Horto, Cristobal Rojas, auctor da Communhão do museu. Seguem-nos em merito os pintores Emílio J uan Mauri, fundador da Aca-e demía, auctor do l ris e dos mtinws Momentos de Mfranda do museu An– tonio Herrera T oro, actual director academico, auctor da Conceü;iío da Cathedral de Caracas e do Heroísmo de Antonio . R icaurte do museu, Tito Salas, auctor do Baile Hespanhol, Diego Garcya, anctor dos retratos de B oliva1· e de Su cre do paço municipal de San Cristobal, Salvador Moreno Navarro , Alexandre Kreutzer, Emilio Boggio; impressionista, Carlos Otero: Monsanto, Izquierdo, F elix Acevedo, os esculptores Palacio, auctor do monu– mento da I ndependencia em Carabobo, Andrés P erez Muj ica, auctor da estatua de Guaicaipuro do museu, Lorenzo Gonzalez, auctor da ostatua da Dô1· do museu, Cruz Alvarez Garcy~, mestre academíco, Rafael A~uin. * No Equador, outr'ora imper io dos Muyscas, a Academia de Qtlito fu11- dada em 1360 por Luis Cadc11as não teve duração. Seu artista antigo wais notavel é o pintor Miguel de _Santia go, fallecido em 1673, imitador de Ribera, auctor de 16 quadros sac1·os do mosteiro de de San to Agostinho de Quito, em um dos quaes com oito metros de com– primento e dois metros de altura estiLO detalhados quinhentos personagens. No fim do seculo XVH ainda flo resceu o pintar Goribar, discipulo e emulo de Santiago, auctor dos P,·ophetas cio Collegio dos j esu itas ,de Quito, bem como no começo do seculo XVIII o pintor N. Rodriguez, tambem clisci– pulo de San tiago, :rnctor de varius quadros sacros da cathedral de Quito. No secnlo X IX C\S seus pintores notaveis são N. Cortez, famoso auctor do r etrato de IIwmboldt e do B aptismo de Christo e ela Sacra Familia, Sama– niego, auctor da Natiuiclacle e Adoração elos 111.agos e Ass1.wnpção ela V irgem da catbodral de Quito, Bernardo Rochiguez, emulo de Saman iego, Antonio Salas, fallecido em 1860, discípulo de Saman icgo e Rodriguez, auçtor do grupo dos Generaes da Gi_ierra ela I n~ep~nclencia de Colombia, Rafael Salas, fi lho e discípulo de AntC\1110 Salas, paisagista, auctor do Panorama dos Aneles, Luis Cadena, nasc ido em 1830, discípulo de Antonio Salas cm Qiúto e de Monvoisin no Cbili e de Alessandro :M:ariní em Roma, auctor da serio da Vida ele Santo Agostinho e da allegoria da Alliança do Equado1· á B elgica Rafael Salas Perez, Enrique Scminario. ' Entre seus esculptores mereceram nomeada no seculo XVII .Avilla e Bernardo Legarda, no seculo XVIII N. P adilla, no seculo XIX Carpicara, indígena, auctor do Christo da Col1.imna da cath edral de Qnito, Olmos Pam– pito, tambem indígena, discípulo de C~rpicara, anctor da Virg em da Agonia do templo de São Roque de Quito, Miguel Vclez, auctor do Christo Agóni– sante, Zangurima, :M:agdalena Dávalcs, Valentino, Daniel Alvarado .
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