Revista do Ensino - v.1, n.5, 15 jan 1912

REVISTA DO ENSINO 309 sobre o paço inca de Viracocha o templo da Cathedral para o dicterio r eligioso da unica fórma da nova educaçiLO nacional sem tolerancia da pre– existente na America, a deslumbradora vida artificial, de civilisação appa– rente e famosissim~ duran te os pri~eiros ~eculos d~ colonisação, em que o oiro e prata e diamantes do P eru e Brasil e Mexico amoedaram o cabe– dal vivo da Europa para a formação da sua industria e riquesa, cessou in– teiramente por não coexistirem outros elementos organicos vitaes quando deixou de produsir lucros phantasticos a tarefa material doa escravos no esgotamento das montanhas de minerio. Como prova de alta cultura encontrada pelos primeiros cnlonos hespa– nhoes no imperio incasico de Atahualpa, capaz da perfeição occiden tal e só obstada pela violentação inexoravel das crenças e preconceitos tradicionaes da perseg·uida raça am~ri~ana pelo clero ~ tropa_ i?-vasores em nome da fé h espanhola, guarda a b1bhotheca do moste!fo domm1cano de Puno o Codice illuminado pela princeza indígena C~pillana, companheira de P izan-o como Marina havia sido de Cortez, fall ec1da em 1549, no qual desenhou e pin– tou os monumentos maximos da civilisação prehistorica do Perú para escla– recimento do conquistador e do seu poderoso rei, simultaneo documento de innegavel antiguidade de civilisação superior e da sua constancía cultural no momento da conquista, que a destruiu totalmente para sempre na derro– cada delles e na hecatombe criminosa das classes dymnasticas e cultas. A arte colonial substi tuta, anterior á independencia em 1820, foi ex– clusivamen te pia e tão nomiual e van para a vida economica e liberal da nação peruana como a iu trucção purame~te metaphysica dimanada da sua famosa Universidade de San Ma rcos de L1'?a e da Universidade de Cuzco. Em vão a metropole delegou para oriental-a no governo .a elite dos ..eus barões e capitães e bispos e lhe proporcionou para instruil- a os seus sabios e arti stas. Crearam-se e a ~ovolveram_dur_ante t~·es seculos por vicio organico as tão memoradas _e. bnlb~ntes qua? 1111;1-sor~as athmospheras da pompa esteril duma classe muuma n ca de lat1~und10s a tolher a actividade livre da população total condemn_ada á serv idão e miseria e a da mais idéalista e im:-iginaria li tteratura mfecunda sem a sento . em ve~dade, que se desvanecen am ambas como por c,~can_to no_ desapparec1mento cta escravi– dão e desvalorisação das fon tes de mmer• ?• de1xa1:do a nação assistir inerte a paralisação subita do curso do seu dest1?0 por ignorar outros meios de 0 promover . Churrighera e Gongora predommaram na arte e nas lettras. Da éra morta da colonia a tradição conservou os nomes do famoso es– culptor Balta zar Gavflan, ~o seculo XVIII! auctor d!-1' estatua de Cevallos e da estatua equestre de Fellp[!e V , e dos pmtore~ Cr1stobal Lozano, tambem celebre, Cristobal Daza, Matias _Maestro , J osé Diaz, J osé Bermej o, José dei Pozo, que em Lima, além d~ qua~ros sacros para os templos, executaram retratos para a g-al~ria ~os vice- reis do Paço, dos anebispos da Cathedral, dos reitm·es da Umvers1dade. No seculo XIX, aco~panhando .º _geral cresciment? americano com atrazo notorio causado pela peia da trad1çao s~~re os movimen tos de liberdade a pon to dé se deixar anteced~r pela ~o (?h1h, a esc~la de arte local aponta os n omes .~o rintores N. 9arnl o, Jose Gil (1818), historiador e retra tista, que n O ~ l11h pmtou a sen e ~a batalhas da_ Independencia Chilena, I o-nacio Menno (1819-1860), o mmor dos_ seus artistas, au~tor do Colombo n/I Con– selho das I ndias do mu eu de Lima, sua obra pnma, do P intor Peruano e V ingança de Co1·,·azo e L eitura da B íblia e Hamleto, Luís Montero dis– cipulo _de Merino, auctor dos . F_imeraes de 4 tahualpa do mesmo ~useu, Fran_c1sco Lazo (1823-1869), d1sc1pulo de Me~mo e de Delaroche, auctor do Habitante dos Andes, Rebeca Oquendo, Domingo Quispe, Fernando Zeval-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0