Revista do Ensino - v.1, n.5, 15 jan 1912
308 REVISTA DO EN.SINO nascença italica de Damiano Ortiz de · Castro, auctor da sua fachada em 1786, encontrou então e ao mesmo tempo em Tolsa o architecto g randioso dô seu colossal zymborio em 1804 e o esculptor das suas melhores estatuas como a da Conceição dum altar e as das tres Virticdes da fachada. Mas as mais famosas obras de Tolsa são o 1 umulo de Oortez e a co– lossal estatua equestr~ de Oa1·los I V, uma da s maiores e mais admiraveis obras da estatuaria universal, fundid a por elle na capital mexicana. A esse tempo brilharam sob os ultimos raios do e ·plendor do grande estado prospero e integro os pintores Juan Saenz, collaborador de Ximeno, José Vasquez, auctor do Santo Antonio do templo do Sacrario de Mexico, José Antonio Castro, auctor da A lliança de Hespanha e l nglaterra Contra a França, todos cliscipulos da Academia, Echeverria, especialista na pin• tura de animaes e da flora, con temporaneo de Humboldt, Lavandeyra, J uan Cordeiro, alumno da Academia e discípulo de Carta em Roma , auctor da Mulher Adultera, sua obra prima, J esus Entre os Dou0res, Moysés, Colombo na Côrte de I zabel, do retrato de Carta da Academia de São Lucas de Roma, Salvador Huerto, Julian Ordonez, L epaspi, José Manzo , tambem es– culptor, discípulo de Huerto e mestre da Academia de Desenho fundada em 1814 em Puebla, os architectos Caballero, Ethandia, P az, Francisco Edu– ardo Tres Guerras (1745-1833), tcimbem esculptor e pintor, restaurador das obras de decoração in terna da cathedral de 'Mexico, os esculptores P edro P atino Ixtolinque, indígena, discípulo de Tolsa, auctor de varias estatu,as sa, eras da mesma cathedral, das estatuas da America e da L ibe1·dade do museu– do baixo-relevo de Wamba R ecusando a Corôa, Mariano P erusquia,• Ma– riano A.rce, auctor do São '1. hiago da cathedral de Queretaro , ambos no ta– veis discipulos de Tolsa, Mariano Montenegro, discípulo de Arce e Perus– quia. Da segunda metade do seculo em deante, mórmente após a restauração republicana, renasceu a ar te e se es tendeu a todas as especies conceituaes acompanhando o criterio escohstico h esr,anhol e fran cez com os pin tores Andrés Belmont, Antonio Bribriesca, AJberto Fuster, Manuel I zao-uirre, J osé J ara, José Maria, Mur illo, Carriou 1\Iartinez, Edonardo de La 0 T orre, Eduardo Grenet, José Salomé Pina, mestrH da .Academia, F elippe Gutierrez, que foi director da .Academia de Bogotá em 1873 e esteve no Chili em 1879, auctor do São Francisco de Paula, os esculp tores Guilermo Cardenas, Fidencio Nava , Augustin Ocampo, A.rnul fo Domiuguez, Cecília Schmidt– Risse, Enrique Guerra, Diego Almeraz y Guillon, os dois Isla, auctores em · 1875 da estatua de Hidalgo, os architectos Luís Molina, Ramon Arang io ti, Lorenzo Hidalgo, Joaquim Heredia, .Antonio Torres Torija, Anza Contreras, Enrique Barradas, Anzorena y Ayreda. * No P en 't, onde Salzedo (descobridor damina de Puno) calçara de prata no século XVI cinco k ilometros da estrada de Puno a Cuzco afim de rece– per e'm visita ao v ice-rei colonial conde de Lemos e as necessidades repu– blica1;1-as do estado após a guerra da independencia arrecadaram dos templos de Limá em 1821 tonelada e meia de obras d'arte desse metal sem empo– brecimento d~ su~ ornamen tação, mas os colonisadores hespanhoes haviam abandonado a ruma. dos seculos em prestig io do monopolio da mineração bruta os canaes agn colas dos Incas e demolido seus monumentos afim de edificarem em Cuzco sobre o templo do Sol o mosteiro de São Domingos e
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0