Revista do Ensino - v.1, n.4, 15 dez 1911

264 Anaj ás . .. . Macapá .. . lgarapé-miry. Irituia. . Mojú .. Mocajuba Viseu . . Guamá.. REVISTA DO ENS.INO . 1 :1.90 9 Mat. Freq. 154-106 190- 74 114- 88 -127- 91 109- 90 195-107 210-137 14i- 85 :1. 910 1 1911- t· semistre l\Int. Freq. Mat. Freq. 123-101 86- 53 226-l82 138- 88 139- 123 116- 108 124- 103 132- 108 119- 96 124-117 211- 150 157- 117 188- 172 141-121 134- 93 115 - ' 78 E' necessari o observar que a frequen ci a está escripturada no max imo. Se desprezarmos os dado~ eia matricula, para attendermos apenas aos da frequencia, pois é por ella que se calcu la o tra– balho que pésa sobre os docentes, teremos como médi as dos t rez ultimas annos, para cada um destes g rupos, as seguint es :. · Anaj ás, 86, 2-Macapá, 136 ,r- Igarapé-rn iry, ro6, 1-Irituia, roo-Moj ú, 10r-Mocajuba, r 24, 2-Guamá, 85, 1-V izeu, 143 ,1. Não é mi stér desenvolve r mais argumentos para justifi car a proposta de exti ncção fe ita. Tomando por base mesmo a maior das frequencias apo n• t ad8s, a do g ru po de Vizeu, apesa r de no _co1rente anno ella 11ão t er ainda att ing ido a mais de 121 alumnos, t emos que nessa l ocalidade, quando. mu ito, se j ustificar ia o funcc iona– mento de tr es escolas ·isoladas, que a inda assim teriam fr e– quenci a infe r ior á que é exi g ida pelo arti go 20 do regulamento do en!': ino primaria, isto é , 60 alun;rnos por escola. Q uer isto di zer que uma despesa de 26:oooSooo, pa pel, que é o cu st o mi1imo do grupo, substi tuiríamos pela de . . . 3:3608000 , ouro , em quanto impo rtarão os vencimentos de t res professores de escolas isoladas, e as verbas conced idas para o aluguel das casas. Tenho , com.tudo, rasões para pôr em duv ida a verac idade ' dos dados offe recidos pelo grupo ct e V izeu , porque elle se enfil e ira entre os que es tão em peions condições . Quando, por em , estes dados não bastassem para justi ficar a propost a qu e faço, em favo r della podia ainda allega r as cl ifficuldades constantes com que luto para consegui r professor~s normali s– tas que const ituam os corpos docent es dos r efen das grupos . Até . hoje não pude, senão raramente, ob ter normalistas qued queira_m exercer o professorado em alguns delles, como os N AnaJás, I r iLu ia e Macapá. ª alter nati va em que o governo se vê de não sobrecar– r egar O orçamento da despeza mas tambem de não de ixar rn um co · ) se . 1 rrectivo a ai;10mali a que aponto- o decrescimo da rnatn cu ª csc_olar- · não podendo ma nter todos os gru pos e r escolas 1s01 d' • crea . . d ª as, o que es ta aconselhado pelo bom senso é ex:twguir aqueUé:s os inuteis para destas cr ear as uteis . / I

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0