Revista do Ensino - v.1, n.4, 15 dez 1911

246 REVISTA DO ENSINO Para surprehender a tradição do amôr do norte- americano ao cumpri– mento do dever · de dar instrucção ao pQvo lavrado nos decretos de 1647 e da mulher norte- americana a tarefa sagra.ela de ensinai-o, vale memorar, como caso vi rgem na historia das civilisações e sublime de perfeição moral, que, decretada pelo presidente Abraham Lincoln em 1 de J aneiro de 1863 em meio dos horrores da guerra de ~ucccssão a emancipação dos 4 milhões de escravos dos estados agrícolas do sul e proclamada no mesmo acto á n:;i.ção ;t necessidade de sua subsequente instruc,iio e educação, todos os generaes dó exercito do norte abriram aulas ambulantes para elles nos seus regi– mentos em evolução e as professoras norte- americanas voaram em legião aos perigosos campos· de batalha e em cada cida de onde ü, o exercito abolicio– nista restabelecendo o estandarte vencedor da União assumiram com desas- . sombro affrontando a odiosidade dos vencidos a direcçã o das no vfls aulas pu blicas dos libertos. No primeiro anuo func cionavam 1.500 aulas frequentadas por antigos escravos de todos os sexos e edades. Em 1868 a instrucc;ão se estendia a 300.000 Eberto s desde o grao primario até ao universitario. O genera l Howard, invalidado na campanha, fundou para elles em Was– hington uma nniversidade. Em 1900 flo resciamna União 512.339 fabricas de artefactos promptas para disputarem á Europa 11 supremacia proxima do abastecimento do mundo pelo canal de Panamá, que será aberto ú. navegaç?w em 1916. O apparelho da instrucçiLO nacional crescera, entretanto, complexo como a grandeza dos inter– esses citados a tão tremendo degladio, sobro a base de 80 milhões de livros de innumeras bibliothccas publicas presididas pela do Congresso de 1.Vash.in– gton com 1.5133.008 volumes e pela de New-York com 1.600.000. Em 1907, emquanto o universo é servido por 528 800 kilom1>t1'os de estradas de ferro, só a União possue 327.000 kilometros, além de 10.000 ki lomctros de canaes e 400.000 de linhas telegraphicas. ~• ás _116 _universi~ad~s o 140 colle!s"ios da Euro~ia, oppôe a somma dupla de 453 umvers1dades prmc1pae e col1eg10s, destacando-se entre os 7.i de mais de mil alumnos as universidade de Harvard com 4.900 alumnos e 634 me~– trl's e bibliotheca de 815.636 livl·os, ' Yal e com 3.450 alunmos e 4()0 mes ti es e 550.000 livros, Pensylvan ia com 4 500 alurnnos e 435 mestres e 285.000 livros, Columbia com 5.655 alumnos e 614 mestres e 420.000 livros, New- York com 4.026 alumnos, Comell em New-York com 446:\ Norwe ten em Illinois com 3.!)97, Valparaiso com 5.367, Syracusa ~on~ 3.300, Berkeley Cl)m 3.201, Chicago com 5.038, Georgia com 3.375, Illmo1s com 4.G00, l\lichi o-a n com 5.013, Minneapolis com 4.600, l\fadi on com 4.500, Lincoln com 3.237, os collegios de New-York cum 4.026, Pratt em Brooklin com 3.688, Normal em New-York com 3.350, Rochester em New- York 3.348, ~r cmpl e CU'.l Philadelphia com 3.475. Emquanto a Europa mantem 454.920 aulas primarias para 41.311.000 alumnos, ella possue 475.278 para 17.373.852, com curso pratico de desenho baseado no methodo naturalista propaga.do por Liberty Tadd desde 1870 no Instituto de Arte Industrial ele Philadelphi a e hoje transplantado nos países europeus de maior educação artística. O numero total dos seus alumnos é de 19.3,16. 381, sendo 50.000 das acade– mias de bellas artes. O dos livros impressos no auno é 9.620, sendo 323 de bellas artea e 351 de arte industrial. 54.462 pintores e csculptores e archi– tectos e 37.901 engenheiros regem o movimento economico do seus 89.770.126 habitantes, alem de 277.990 pintores industriaes.

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