Revista do Ensino - v.1, n.4, 15 dez 1911
REVISTA DO ENSINO 245 sente da instrucç.'io loca.! e do trabalho orientc 'l.do até ao esquecimento da patria natal e á encorporação integral na adoptiva. Em 1850, apesar do contrapeso dissolvente d<> trabalho escravo em metade da União, funccionavam 123.025 fabricas de artefactos de toda especie de industria propriamente dita. Nesse anno, anterior um decennio á formidavel explosão patriotica da guerra travada pelos 16 estados do norte contra os 15 do sul afim de impôr a estes a abolição da escravidão, que os arruinava, nos do norte existiam, para 13.434.92:.! habitantes sobre 612.597 milhas quadradas ele territorio fracci"11ado e )llobil, 14.911 bibliothecas com 3.888.234 livros, 1.790 jornaes com tiragem de 334.146.281 exemplares, 64.433 aulas 1mblicas com 7J .621 mes tres e 2.769.901 alumnos, enquanto nos do sul haviam somente, para 9.612.976 habitantes sobre 851.448 milhas de la tifundios territoriaes immobi1isados, 695 bibliothecas com 649.577 livros, 707 jornaes com tiragem de 81.038.693 exflmpln.res, 18.507 aul as publicas com 19.307 mestTes e 581.861 alumn os. A renda adLtaneira do sul em 1854 fôra apenas de 5.136.639 doll ars emquanto a do norte ascendera a 60.01 0.489. Em 1860, para 31.417.340 habitantes, a somma das universidades e collegios rn elevava a 123, além de 51 academias de sciencias, 40 de medicina, 19 de dire ito. . · Em 1870, para o censo de 37.930.903 h abitantes approximado ao da F rança, havia, além de 2!'.10 universidades com 3 mil mestres e 1.800.000 livros e 80 mil alumn os d'ambos os sexos elo 16 a 14 annos de edade, apparo– lhadas dos necessarios laboratorios o observatorios e hortos e museus o na maior parte providas de institutos theoricos e praticos de bellas ar tes e arte industrial, ae duas eminentes academias militar de West}:loint e naval de Annapolis, 83 semin!ll'ios de todos os cultos com 385 mestres e 437 mil livros e 4.884 alumnos, 51 academias de medicina com 443 mestres e 78.755 livros e 6.63 7 alumnos, 22 de dire ito com 74 mestres e 1.442 alumnos, 22 de agricu ltura e arte industrial, 103 normaes pant !o~·mação especial do m11gis– terio 914 de sciencia e litteratura. e arte, 5.65:) JOrnaes com 1.200.000.000 de e~emplares, em meio do 200.000 m;tlas primarias, de ensino experimen tal in clusive desenho e de curso gradual durante 12 annos, com 350.000 mestres e 7 milhõPs de alumnos de 5 a 18 annos de edade. -Tamanh a extensão do ens ino publico de uma nn çâo novél, que nesse an uo já representava o dobro das 105.572 aulas primarias ex istentes em F ranc,a, tem explicação na tradi– cional cooperação, excepcional na historia das 11ações, prestada á creação do magi sterio desde a origem da colonia pela mulher norte-americana. E' 0 caso que, em remota éra do seu nascimento\ na conjunctura de cumprir a obrigação communal de crear uma aula para cada 50 familias decretada por to~a a colonia a e~empl!l de M~ssachusset~ e_m 1647, a exigui– dade de mestre :71rtual em expatnados_ ctetcrmmou n adm1ssao das mulheres ás funcções do ensmo publit:o. Con?1 1 m1ta1:temen_te, a_ pobresa inicial do cada communa não podendo attcnder _a creaçao ob1:1g~to~·1a_de mais de uma aula para. os alumnos _de cada sexo, foi fo rço_so reumr 10d1stmctamente 0 8 de a:mbos os sexos na un1ca aula communal existente. O systhema cre-ceu . · · l · d f 1· · ~ e ge1ou rnviolavel tradição compan ie1ra o e 1z crescimento nacional }JO. ll • 1 · r e e ampa- rado no quas1 materno ze o congemto. · _ E eis como, desde aquella éra de servidão e preconce·t - d . ' h r· i os am a VIVOS em todas as leis o costumes umanos, rearam d'um J·acto r·e·ol •d . . 1 a· 1 . d , t - s vi os com ex1to rnnegavo e Jnexce 1ve am a n ou ra parte nao alcançado O • bl . , d · - d ]J d · . s p10 emas umver- s,tes n. cma11c1paç.ao . a mu. 1er e o ensino mixto e O 1 1 d . . . dade _sem fim do mag1ste_r10 ao ponto de attender com ab o~a .ª ~xtensibi h– a maia crescente necessidade da União, a que ella forn un a1;1cia me_gualada dos mestres prímarios. ece mais de dois terços
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