Revista do Ensino - v.1, n.4, 15 dez 1911
244 REVISTA DO ENSINO E is porque, quando a metropole interdisse em 1764 a entrada nos tribn– naes aos documentos não timbrados, poderam elles abandonar no nor te a lavoira pela industria e os ves tuarios ingleses pelos de tecido local for çando-a a r evogar em 1766 a lei do timbre e repellir em 1767 ao convolaticio aug– mento das taxas de importação do vidro, chumbo, cartão, côres, papel poly– chromo, ch á, jamais cobrada e afinal egualmente revogada em 1770 com excepção da t~ia do chá, a cuja perti?az e violent~ _cobrança r espondeu Boston incendiando a carga de tres navio desta especiaria e todos os departa– mentos se uniram e rebellaram contra o bill de fech amento do porto ela heroica cidado em Março de 1774 iniciando a guerra de 1775 e declarando- se independen tes em 4 de Julho de 1776 sob a fórma fe deral nipublicana expressa n~ mais liberal e sabia das constituições politicas do mundo. Nesta pha1oe a União tinha tres milhões de habitan tes e In gla terra vinte. Mas possuia sabios como Washington, seu general e primeiro presidente, diplomatas como Franklin, o advogado da insurreição ante os thronos euro– peus,· político~ ~o~o J eflerson, ~ redactor d~ declaraç?LO da independe_nc~a e deão do abohc10msmo, ou :M:ad1son e Hamilton , os oraculos da const1tw ção nos estados, artistas instruidos e ilhu tres a nivelarem com os de Londres, industriaes de toda espe~ie, educado~na novél mas inin terrup ta trad ição das aulas technicas e praticas, que dilataram com seus inventos a actividade madurecida do occidente e deram it reccmformada nação a capacidade de aproveita: a nominalidade do bloqueio c~ntinental da E uropa em 1806 pela marinha mglesa para a abastecer clandestmamente com os seus productos até 1812 e encher todos os oceanos com os seus navios, portadores ambos da r iquesa nacional. . . . li nação era rnstrmda e portanto act1va. Livre, crescida de 9.600:000 habitan tes em 1822-data ela independcncia do Brasil, o maio1· e mais culto paiz da Amer ica latina- , ella }JOssuia : 43 universidades e cüllegi-os universitari os, dos quaes os mais nota.veis eram 06 tradicionaes de Harvar.rl em Cambridge e de I ale em New Haven e de P ensyli:ania em _Philadelphia_ e do C-olwnbia em ~ew York, os de Ken.ipn, New York , Baltimore, Georgia, Georgetown, Lexmgton, Charlestown, Was- hl·no·ton alem de va tis8ima r êde sempre crescente de academias sociedade• o , . . . • ) ~, museus de archeolog1a e scienc1a. 31 bibliothecas publicas_,. como ~ de C~mbüdge com 30 mil livros, New York com 15 mil, Boston,_Philadelph11:, Baltimore, Cincinati, Richmond, Char– lestown, Savannah, Berlmgton, Lexmgton, George town, alem das annexas aos institutos de instrucção, . e academia~ e museus de bellas artes e a~·te ~ndustrial, em quantidade nrw cifrada porem cons~atada em g rande na h~stona pela fama e primasia hierarchica das acadenuas de New York e Ph1ladelphia e Washin gton e dos museus de Boston e New y ork_ alem dos an nexos ás universidades e collegios corno os das celebres u111vers1dades d~ Ya~e e Harvard e das secções de aprendisagem de desenho d~s aulas pr~manas. Em 1830, contr~ 4 fabncas de _ tecidos de 1803 e 80 mil teares de 18ll h avia mais de um milhão ~e m3:chmas para tecer_ algodão. Em vez de 2 fa~ bricas de tecidos de lan h avia mais de 50.-4.483 milhas do canaes navegaveis e 1. 358 milhas de .estraclas de r~rro começavam_ a tornar o deserto paiz accessi– vel á actividad_e do braço _nac~on al e exh·an~elfo, _que o cad3: tro e a f:agmen– t ã da propn edade terr1tonal com a coex1ste11c1a do credi to real da cert , daç . 0 t·,..a attrahi an'l invencivelmen te como a séde idéal da vida huma , eza a JUS 1.,. , • d 1 b ,, , na em liberdade, em nenhum outro ponto o g o o me~os ralla11 ao sonho commum de felicidade dos homens de . todas as ra~as, obngadas a mig rarem e a ffui– ,em ª ?s milhões por decenmo e a se deixarem depurar na retorta omnipre-
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