Revista do Ensino - v.1, n.4, 15 dez 1911
242 ' REVI STA DO ENsrno Mas, deconido seculo e meio, em 1780 Pensylvania e .Massaclmssets decre– taram a emancipaçr10 gradual e ao seu exemplo adheriram Connecticut, Rhode I sland New J ersey, New Hampshire, New York, de sorte a não existir mais escrav~ ua met.ade septentrional da União em 18:20. Em 1794 h uvera tambem o Congresso Federal interdicto o trafico. Só nos estados do sul vingou proliferar tão anti- economico regímen de trabalho até ser violentamente extirpado em 1863 por facto da guerra civil de successão. Ao contrario, porém, do processo iberico a formação colonial dos Estados Unidos, desimpedida pela liberdade dos cultos, defend ida pela simples justiça civil sem audiencia clerical, seleccionada na fusão espon tanea da raças, teve por embasa~uen~o primaz a in~trucçã~, isto é, a iniciaçito publica geral da naçr 1 o na sc1encia, i~a a1:te, na rndustrrn. . . Jamais a coloma deixara de ser franqueada como li beral asy lo a mgleses, allemfies, hollandeses, franceses, hespanhoes, fugitivo da perseguições religio– sas da Europa; jamais clero local fôra privilegiado de jurisdicçào ,civil. A funcçi10 judicial, s~p~rada a mtiis ~os poderes políticos, ponde pois organ isar 0 direito para pres1d1r-lhes o moV1mento . Jiollandeses fundaram Connecticut e os ingleses o conquistaram em 1635. Fundaram em 1614_ New York e os ingleses o conquistaram em 1696. Alle– mães 1lovuaram New J ersey em 1624. S~ecos form_iram eru 1627 Pensylvania e Delaware e os entreo-a ram em 1651 a hollandeses e estes aos ingleses em l fi54 . 0 Franceses colonisaram Canai\á e Luisiania e os ingleses os avassalaram em 1763 e 1803. Jlespanhoes crearam Florida, Texas, California, Novo ~íexico. Em 1819 é cedida Florida por ·Hespanha e são encorporados 'rexas em 1845 e J ovo lllexico e California em 1848. A fusão desses elementos ethnicos, que a londa d:ts nupcias de Pocahou tas subentende se haver estendido á. r~ça indigena, gorou um;i. naçào por natu. resa intellio-ente, tal houvera occas1onado o crusameuto medievo ou O o-reo-os 1\las e~a aptitude de intellecto não pode ser de per si a base da~ ubita prosperidade d~ naçlí.o . Após os dez seculos da fu í°Lo eth~ica da edade- media ó ces ou a penurlft da Europa quando Florença lh e ensmou a arte e scicncia greco- romanas. A base da civilisação dos Estados Unidos fui a instrucção . Arte e sciencia locaes em compleic;r10 e liberdade, desde 1607, ao nascer 0 primeiro nucleo inglez de Jame_stown, até 17v0, quando Franklin inventou 0 para-raio, ou 1803, em que o pintor Robert Fulton crêa em Paris a uau a vapor com. qu~ em 1807 navegou_ o Hudson, ou 1806, em que por Evans de Pbiladelphia e lançada a loc~rnot1va sobre a estrada de ferro, ou 1832, em qne O pintor S~muel l\Iorse myentou o tel ~graph_o, ou afinal até 1876, em que Bell de ~d1mbourg_ descob_r1_u o_telephono e ~d1s011 de New Iork applicou a força eloctnca ás maiores ut1hsa9oes da hum~mdade, ultrapassaram a raia do saber universal com a mesma rapidez dos dois scculos decorridos de Giotto a Vinci para o intellecto medieval europeu attingir a sabedoria greco-romana e sobrep~jal:-ª: . . _ . . A arte m1c1ada: ~os E tados lJmdos _nao fo1 u'i.c somente a da especie ·a unic!t permitt1da ás colo01as latmas por seu xito especifico na sacx , . - t t 1 . • . d catechese. F01 o orgao o a com raiz n.a noçao _intensa as bellas artes e • tada dilatar.ão ao termo de sua apphcação a industria onen " . · Asciencia. não foi ametarhys1~u, mas a exper~mental, leccionada em cursos d . desd" o da aula nnmaria até o da Universidade gra uae~ " . ..r: . • E ambas illuID:m~ram a coloma no nascedouro e continuam a esclarecer a. nação na sua maioridade.
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