Revista do Ensino - v.1, n.4, 15 dez 1911
REVISTA DO ENSINO 241 No momento da descoberta de Colombo em 1492 o papa dictava do alto de Roma a polí tica dos estados europeus e aos dois mais poderosos em armas e exaltados em fé religiosa doou o mundo americano e suas gentes. Hespanba occup·a então o l\fexico em 1519 com Cortez e o Perú em 1531 com Pisarro e d'um só ímpeto elimina as tres ruças eminentes destnúndo-lhes os documentos e subverte na escravidão das restantes o curso e a memoria da civilisação existente para plantar sem contraste sobre os escombros mate– riaes de suas cidades mortas o feudalismo hespanhol, que em breve est~ndeu ao Chil e e Rio da Prata. A Portugal coube o Brasil, onde aos Tapuyas dominavam os Tupis em tribus de desenas de milhões mal iniciadas no estado civil theorico por innu– meraveis aldeias sedentarias de communhão agrícola. Occupado em 1500, foi escravisado ao mesmo r egi.meu . · Tambem Hespanha se apoderara do territorio dos Estados Unidos após o descobrimento de Cabot em 1497. Mas, perdida a sua precedencia sobre as nações renascidas ela Europa, estas a perturbaram incessantemente até serem todas tambem desapossadas depms do seculo XVII por Inglaterra, que o dominou. Hespanhoes desde 1~9;?, portugueses desde 15~0, _i1:gleses sómente em _1607 em seguida à conso lidação de J amestown na Virgm1a pelos successores de Raleigb, fo ram pois .ps maiGrfls colonisadores do orbe americano. O systbema colonial das metropoles hcspanhola e portuguesa consistiu durante tres seculos em : a) doação de latifundios ao. colonisador com sen!1~rio feudal, , b) escravisarnento do~ amencanos ou sua_ d~stru1ça,o, e) impor tação de ::di:icanos para a esc1:av1dao, . d ) exclu iva exploração bruta da lavoira e das mmas, e ) proh 1bição de regresso _do colono _par~ _a rue~ropole, , j ) monopolio mercantil e rn commu111cab1hdade mternac10nal, g ) in tolerancia religiosa absol_uta_, . _ . . h) participaçfw do clero ~a d1stnburçao d.a J~st1ça, i) denegação perpetua da unprensa e da sc1enc1a e da arte e da industria. Missionarios e cap itães-mores iniciaram a educação total da America latina sobre taes bases. E' corrente na lei ter sido permíttido por excepção ao Mexico e Pen\, de maioridade respeitavel e ~em_ive!, o cu~tivo ~a sciencía e da arte,_ mas tã~ cspecioso e desegualmente d1stnbu1do ou i!laso~'!O a ponto de ser ass1gnala?a por R umboldt ?º fim dos_tres sec~os a d1spanda~e entre o Ra~er superficial da capital mex1c,rna e a 1gnoranc1a profun~a- do 1esto da na~::1,0 bem como a persistencia extra-legal de ameaça de destru1çao de toda tentativa de industria local. . . A' colonisação dos Estados Umdos onentou systhema outro, 0 mais libe- ral da éra. De taes elementos negativos só um foi pela Inglaterra adoptado : a escra- vidão. . Já em 1403 Sev ilha vend_ia escravos e ~isbôa em 1444, Ilaiti em 1500 e Cuba eru 1521 e logo del'.º 15 tod~ a Amenca luso- hispanica, quando em 1620 uma nau de Hollanda m trodusm em Jamestown os primeiros desenove escravos d' Africa. Cresceu esse trafico com lucro tal que Ing·latcna no tratado do .Assiento de 1712 o monopolisara obri~::tn~o Hespanha_ a receber para, as suas colonias a carga de escravo; dos navio~ ingleses _e ~te esquecera a tradição favoravel aos indígenas dos Estado, Umdos perm1ttmdo serem vendidos nas Antilhae, 1
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