Revista do Ensino - v.1, n.3, 15 nov 1911

Ensino Programma do ensino . d entado ao ( Excerptos do relalor10 e 19 11, npres d Covernodor do Eslado pelo Desembarga. or Augusto Olympio. Secretario do Interior, Justiço e lnstrucção Publica), Entrando em execução a reforma de 28 de Abril _de r9IO, urgente se fazia a publicação do programma do ensrno, que ella em traçqs largos, planeara. . . ' Cumprindo o disposto em seu artigo 3. 0 § 3.°, organise1-o, sujeitando-o á vossa approvação, que elle recebeu no d~creto n. 16q5 de 30 de Maio do mesmo anno, com o qual foi p.ubl1cado. - Para traduzir cc,m clareza a idéa predominante na retunna, qual a modificação radical do processo do ensinamento, foi ne~es– sario descer a minúcias e si 1nplic.idades, que a muitos podiam parecer pu_er is e vãs. . , Assim não era, porem, e quem sobre elle meditar vera qu e obedece u ao pensamento fixo ele fazer o ensino enveredar por outras trilhas, dantes nunca percorridas. . . Particularisando em minudencias o ens ino de cada disci– plina, não se teve a pretenção de ost e ntar conhecimentos pe– dagogicos, menos houve a preoccupação d e ensinar cous_a s s_a– bidas aos que se mostra vam appare lhados para a diffi cil m1sssao de mestres, mas soment e o desejo de deixar bem claramente fi guradas todas as linha s de limitação do ens inamento, p ara evitar que se as_excede~sem ou que e não as attingissem completament~- . Ainda guiado por este pensar e convencido que se fazia m1stér estabelecer uma corrente de intelligente entendimento entre os que a ref?nna organ1saram e aque]l ' S qu e deviam exe– cut~l-a, c:onv<:>que1 en:~ assembléa os professores primarios da cap1 tal t: ~ocaliclac.les a~Jace1;tes e director es dos grupos escula_r 5 , para expor-lhes d~ "'.IVa voz o programma escla recer duvidas qu e por acaso ex ,sti ssen~ e, ao fim, de ixa r e m campo claro 0 modo de deseq:7_9lverem-n'o na pratica. Est~ reuniao selecta, que só por si marcaria uma epocha de ren:8sc11nento para o nosso ensine, primario, porque ele taes expedientes nunca antes se fizera uso, teve por fim, tambem,

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0