Revista do Ensino - v.1, n.3, 15 nov 1911
h 1, lt 1, 168 REVISTA DO ENSINO o Ensino de desenho Por THEOD ORO BRAGA Artista-Pintor Como um dos maiores factores da facil aprendisagem de qu alquer materia, maxime a de desenho, entra o meio em que 0 cerebro da creança se transforma gradativamente para a sua éclosão final. O methodo de ensino de desenho, que vae buscar o seu elemen to primord ial de exito u til. n~ fórma palp~v_el _dos º?j e– ctos a estudar, será suavemente assumlado pelo espirita 1rreqmeto mas apr ehensor d a cr eança, si esse meio fôr intelligentern ente preparado para ell a; e o re rnltado dessa combinação desper – tar-lhe-á n' alma o sentimento innato d'artista , isto é, de amante do bello, do grandioso e do justo, que é a pedra de toque pela qual a humanid~de s~ distin~ue doE animaf's infer iores. Assim, para o ensmo rac10n al de desenho, t ratemos de crear es,se ambiente em que a creança n ão r espire sen ão uma athmospbera d'arte. Para isso, faz-se preciso re tir ar esses mapp as seccos e muitas vezes imperfe~os de syste:'.!las planctarios e ca-rtas geo- . graphicas, e algumas vezes f'Stampa s de santos, que commu– mente se veem suspensas ás paredes das salas das escol as, livi– damente caiadas, e substituil-as, para eclosão educativa das almas alegres das creança~, por ~ecorações leves e gr aciosas, de tons brandos, rep,roduzmdo, n uma coloração tr anquilla, tre– chos p ittorescos d~ nossa natureza, em que o céo, a agua, a terra, as arvores, sirvam de moldura a assump tos da activi– dade humana . Na Suecia, paiz em que o mov imento d 'arte na escola cheo·ou ao apoaêo do desenvolvimento desse maravilhoso l? o methodo, o governo obte_ve result~dos espl~nd idos, teudo como auxiliares os artistas nac10naes. La mesmo iremos buscar, corno exemplo, entre muitos outros, o collegio commer cial de Karla– wagen, no frontal de cuja porta, semelhan te a uma festiva. sau– dação de acolhimento, os alumnos leem, tod as as manhãs, o seu sublime e patriotic9 canto nacional, escu1p ido no granito. A sociedade· Suéca de Arte na Escola foi fundada em fins de 1897. A sua primitiva or ientação consistiu n a distribui– ção de centenas de grandes reproducçõos emmoldur adas com gosto, das obr as magistraos de Rembrandt, Velasquez e de ou- tros mestres. . P ouco tempo depois, tudo isso er a substituido, e os seus fundadores julgaram melhor, e com muita razão, faz er decora– ções d 'arte n~s escolas, conferindo tambem essa nobre missão aos artistas nac1onaes, que, auxiliados por a<]_uella sociedade 0 •
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