Revista do Ensino - v.1, n.3, 15 nov 1911
166 REVISTA DO ENSINO decorativa ou arte applicada, não contemplada no regulamento. ManÍ!esta- - significativa do engenho pessoal do alumno e da boa comprehensao da i!~ureza que elle revela, plasticiza!1do-~ co~ propriedade 9rn_ament~l, me– rece particular apreciação, pela,s~rn mdole ernment_emente techmca ~ ~til PªEª as artes industriaes, as que ~ais de p~1:to devem mteressar a ad~11~1straçao publica e seria justo, por isso, classif1cal-a sob uma nova secçao mdepen– dente, incorporando-a ás j~ eÀ"istentes no reg ulamen_to SC?b .ª rubrica de– Arte a licada ou Arte decor11,twa, creando para ella prem1os d1stmctos, e fazen– do-a lcimprehender o desenho a qualquer processo ou a pintura propriamente dita como um estimulo promettedor ele largalcornpensação do exíguo dispen– dio 'realizado em premiar tão fecunda modalidade do apprendizado artisti ?º · * .. Na incoherente affluencia de trabalhos á exposição, convma estabe– lecer uniformidade na apresentação, a fim de que a igualdade desta fosse completa, e não como a que se 1~ota co~ a sua diversidade, r ezultando em desprimor de impressão, r elo val'lo arranJO em molduras el e alguns, tendo so– bre os deso-urnecidos a· superioridade elo effeitc,, com. prejuízo do autbent,ico merecimento, dada a evidencia clo5 quadros no destaque forçado assim pi"o– duzido contra os que não teem esta aureola melborativa. Assim, impõe-se por equitat,iva, a disposição ~e obstai: o ing~·esso de obras emmolduradas, ó que facilitará o concurso, reduzmdo o d1 spend10, que nem todos comportam, e 0 espaço destinado á sua arrumação. E. quanto a es~a, se1:ia de bom avi Oque todos os trabalhos guardassem entr~ s1 regulares distancias de destaque, não se sobrepondo uns aos outros e ~vitando separações ou espaço desmedidos, no. sentid~ de offerecerem tod?s 1g:1acs pontos d_e v_ista e de fóco,_ para que a rnspecçao, o exame e o eff01to nao se1am preJud1cados em detrimento do valor real do esfor ço concrnto de cada um. , Outro alvitre que nos parece dever merecer a acceitação dos futuros jurys de admissão e seleccionamento dos trabalh os conc.orrentes, seria O de não se proceder á arrumação senão deP.ois de terminado o recebimento de modo a collocal-:-o~ nas respetivas_ secções, nã~ só com perfeita descrimin;ção destas, como delimitando os propnos estabelec1m~ntos ou cursos que os forne– cerem, i:i, fim ~e estabeleper uma ordem _harmomca para a comparação e uma equenc1a 1og1ca Pª:.3' o ~a~alog·o e fac1l proc~~-a para o exame, fazendo-o me.smo por numeraçoes d1stmctas para cada scne de concorrentes * Qnanto. ao systema d~ _recompensas, 3:lém do individu,11 inscripto no regulamento vigente, produzmo. salut~res effe1tos, pela emulação dabi decor– rente, . crear um~ nova. o_rde~ destinada a contemplar os estabelecimento;; de ensmo que mals se d1strngu1rem 1ia preparação de seus alumnos uã , pela qualidade dos _trabalhos exbi_bdi_dos, como pela quantidade, pondo ~;si: de relevo não só o mteresse e apt1 ao consagrados a tão util discii)lina 0 l . did l · 1 c mo o esforço e 1spen o em vu ganza -a. (Jonsistirü.1 ella em dou diplomas de mérito de 1• e 2ª cl~sse a . d . t b J . " con- ferir, respect1va~ente, a~d a°,u~ es ~ e ecm~entos que apresentarem melhor qualidade e ~a1tor _ qudant1 3: e e o rasb..dso o ponto de vista do proveito pratico da onen açao o ens1_no, a,i)e_rce 1 o pelo aspecto elos trabalhos ex– postos. E em ~aso d~ perfe~ta pai:1da~e entre os_ious, quanto ao vulto, referir a qualidade a quantidade, realizada a cond1çao de concorrer ao cer- pt e pelo menos a metade dos alumnos que os frequentarein c . . am n , . d . d d , uia matn• cula será previamente enuncia a no ac to e concorrer á exposição.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0