Revista do Ensino - v.1, n.3, 15 nov 1911

REVISTA DO ENSINO 147 Dividem-se esses methodos em mecanicos, racionaes artificiaes ou . mnemotechi nicos . O methodo mecanico consi te em_intens ificar, prolongar, repetir a impressão qeu se quer gué\,rda r. Applica-o excellentemen te a peda– gogia., qua ndo faz as cria nç:is leem em voz a lta o que escreveram no quadro : a vis ta, o ouvido , a bocca e a mão, todos quatro concorrem para a mnemoni sação das ideias. O methodo racion al e lá em conceber, organ isar e a nalysar os recordos, conformernenL 6, logica. Toda sciencia, para J ames, é uma memoria racional. Inventaram-se muito methodos a rtificiaes e rrmemo technicos . Por meio delles chega-se a reter objectos sem relação uns com os outros, listas de nomes, serie de numeros, e a amontoar recordações tão abundantes qne ultrapassum a · forç <i.s na t uraes da memoria. Ad– quire- se, primei ro, por proces~os me;ianicos a .mnemonisaçü.o absoluta de U)ll eu outro lado deste sch ma, pren,ie-se vo luntar iamente tal ou tal lembra nça com uma referencia ou uma analogia muita vez «tirPs aux cheveus, mas que d'ora qv,111ie servirá de despertar as lembran– ça s. O alphab to fip:u r.1.do é t1m ,1 elas mnern tPchnicas mais conhecidas e mai:,; utilisadas. Parn . por exemplo, ·e conservarem certo numeros , a gente faz que a e da cifra correspond,1 uma lettra ou L' m gru po de Jettras; cuja reunião rep resente o alphab to figu rado. T raduzem-se de– pois os numeros por es tas lettr~1s rle modo a obter uma palavrà , de preferencia uma palavrn ' ca paz de suggerir o objecto representiLdo pelo numero es ta palavra poderá ass im remanecer na memoria, quando já a recordação do numero hou ver desapparecido. Eis um alphabeto figurado mui diffundido na America do ) ar– te (1) 1 t b 2 3 ID D 4 D r l 6 7 8 9 O sh g f b s j k v p e eh c g qu Advirtamos porém que não ~e d ve abus8:r desses. ~r?cessos mnemonicos sobre tudo, dos denommados mecamcos e artif101aes. O , ff . , melhor de todos elles, o que o erece !Ilen~s prezmzo_s e se adapta perfeita e fun dam nte á cultura,productiva e, sem duvida, o racional ou scientifíco, gerador do ?ª~it_o mental de c~ncentrnr-se o espírito no ass umpto a Astudar, de J ud1c10samente s le_cc10nar_os pontos impor– t a ntes e compor um todo a est~s refe'. P.nt~ s- Nao pt~c1s?mos accrescen– t ar que a contlemnação do ensino pnmar10 pelo rotme1ro processo das velha,s cartilhas em que se passa d:1s vogaes mescladas ás consoantes, das consoantes' tradicionalmente Justa-postas umas ás outra!'1 sem lig ções affinica~ , ao monotono e Yicioso B_t A=BA é indubitavel~ente uma das consequenci::.tz directas das doutnuas pedagogicas que defen- 1) William James : Préois de Psycholoirie.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0