Revista do Ensino - v.1, n.2, 15 out 1911

I REVISTA DO ENSINO 129 mctos do ensino sem que até hoj e tenha tido execução e abordando consi– de rações respeitantes ás v11,nta~ens do cumpr imento d'aquell e artigo e neces– sidade de sn11, reg nlamentaçii o, ped iu ao Cor.selho que se man ifestasse , alvi– trando a idéa de nomear- se urna commissão para estudar o assumpto e or'– g-anisar um regu lamen to especial em que se estabeTecesse a fó rma e as con– dições para a concessão ele t11.es favo res. Approvaclo o alvitre propos to, ficou a cnmm issào composta dos snrs. drs. A.rthur Po rto, Firmo Car doso e profes- sor J oão de F igueiredo. · E ntr ando em discussão o proj ecto do Regimen_to interno do Conselho, que estava impresso e distribuído, lembrou a inda o sr. presidente a conve– niencia de adiar-se a discussão af.é que a commiss:,o nomeada para regula– menta r o artigo 219 do Dec. 1689, de 28 de abril de 1910, apresentasse seu traba lho, que não podia deixar de ter estreita ligação com o regimento. Ap– provado o adiamento, e nada ma is haveudo a tratar, o sr. pres idente encer– rou a ses~ão ás 11 e 1/Z h.ora,, depois de ag radecer o comparecimento dos srs. membros do Conselho. * Afas tada algum t~mpo, por motivo de molestia, dos la– bores do magisterio, r eassumiu, no dia 11 do cor rente, as func– ções de seu cargo a normalista Maria Luiza P in.to do Amaral, dedicada directora do 5. 0 gru po escolar da capital. Pçn·-esse motivo, os corpos docente e discente do esta– bel ec imento que ella intelligentemente dirige, tendo á frente a director a interin a, pr ofes,::; ora P lacidia Cardoso, fizeram-lhe sympathica mani fes tação de affect uosa es tima . Algumas professoras e alumnos pronunciaram discursos e recitaram versos, sendo offertados á professora Amaral nu– merosos ramalhetes de flôres. * Por determinação do sr. desembargador secretario da Instrucção Publica, vai o clirector do 7. 0 grupo escolar da ca– pital informar, com urgencia, 1 a respeito da r eclamação con– stante de uma car ta inserta em um dos diarios de Belem. Do nosso collaborador Theodoro Braga, re– cebemos mais um trabalho sobre o ensino do desenho, que não podemos inserir neste fa,s– ciculo por falta. de espaço. .,...

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0