Revista do Ensino - v.1, n.2, 15 out 1911

REVISTA DO ENSINO 105 nas proprias... aulas, · sob a inspecção de um delles, escolhido F elo professor, ou mesmo sem nenhuma inspecção. Fiz-_lhes vê~ quanto _de vantajoso e indispensavel ha em ser mantido particular cmdado com o desenvolv imento phy– si co das cri anças, mandando que se transformassem os re– creios, no intervallo das aulas, não só em fonte de hygiene pelos movimentos, corno tarnbem em repouso para o cerebro . Mandei mais que durante o recreio os alumnos, forma– dos em turmas, sob a vigilancia dos re~pecti vos profe ssores cam\nhassem a passos cadenci ados, segundo as regras da gym~ nas trca, ~esenvolvendo desta forma o organismo , sem prejuiso para a saude, como era frequente nas correri as ás soltas. Com a publicação da reforma e do programma foi me– lhor methodisada es<;a parte da educação , e hoj e, em mui tos estabelecimentos, ella é fe ita em condições satisfatorias. Fiz acqui sição de li vros espec iaes para este ensino, se– gundo os ma is modernos processos, afim de serem distribuídos pelos estabelecimentos d0 governo. Pena é que a mór parte dos predios onde funccionam os grupos escola res não di sponham de área em condições de per– mitti rem a prática intelligente de tão util quão recreativa di s– ciplina P ara perfeita ex ecução da r eforma de 28 de Abril, quer no que diz r espe ito ao ensino, quer em r elação a outros pontos tenho expedido diver sas ins~r1:3-cções, alg~ma_s escriptas, out ras verbaes , por occasião das visitas q~e h~i feito aos estabeleci– mentos, ou di:rectamente aos seus directores. Assim attendendo a que as aulas, nos grupos escolares, em cada secção do curso elementar, masculina e feminina, não correspondem ad numero de annos _em que elle é dado , recom– mendei, para melhor ordem no ensrno , qu e ?S alurl?-nos fo ssem divididos por classes, confo rme o respectivo adi antamento confiando-se a cada pro fessor e respecti vo adjuncto turma; mais ou menos iguaes. . Desta forma, no s grupos da capital_a professora da 1.. escola elementar, de cada secção , e respectiva adj un cta lecci o– nam os alumnos do 1º an no, as da 2 ª os alumnos do ~º anno e as da 3 • os do 3° e .4° ar.i nos, com ~i visão igual no serviço . Nos grupos do rntenor faz -se diversamente, po rque ~ão apenas du as as escolas elementares em cada secção: na 1ª es– cola são r eunidos os alumnos do 1º e 3º annos, na 2 • os do 2° e 4º . . Em r egra, esta di st r ibui ção consulta, por t oda parte, uma eqmtativa di visão do t rabalho, que, na applicação dos novos programmas, ma10r acti v idade exige da pa rte dos docentes.

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