Revista do Ensino - v.1, n.2, 15 out 1911

REVISTA DO ENSINO • 101 Isto nos arrefece os ardores para a conquista daquillo que nos falta e de que, illusoriamente, nos julgamos possuidores. Seguindo methodo necessario á boa ordem da exposição que devo fazer) começarei tratando do ' Ensino primario. Reforma de 28 de Abril de19!0. . 1 Com justificada satisfação, baseada em dados positivos, posso affirmar, sem receio de séria contradicta, que bem di – versa é hoje a atmosphera sob a qual se desenvo lve o nosso ensino primario. Largos foram os seus passos nos r4 mezes em que a re– forma de 28 de Abril do anno passado t em sido exercitada. Nunca duvidei do resultado ohtido . Q uando em meu anteri or relatorio expendi, em ligeira syntbese, as idéas que obtiveram a approvação do chefe do Executivo e foram posteriormente corporificadas no estatuto decretado para o ensino primario, fil-o sentindo toda a ver– dade da deso ladôra situação que este atravessava, e certo de que só pedia ó libertassem de moldes que não lhe deixavam energias para desenvolver novas forças protluctôras. Não vacilie i um momento; j amais fui invadido pelos re- · ceios, que a outros espíritos dominaram, de insuccesso na re– forma imposta ao ensino. Pareceram-me sempre infundados taes temôres, por vi– rem todos calcados na supposição erronea de que nos fallecia o elemento principal para o bom exito das novas idéas -o professor. Animaram-me na crença do acerto doutrinario em que me achava, e que me dava forças para propugnar pela radica l modificação dos processos de ensino, até então praticados, as propri&s criti cas que se fizer'.lm em torno do regulamento de 28 de Abril, porque nenhuma, _ai~da as mais apaixonadas, desconhec ia ou negava a supenondade dos novos proces– sos mandados adoptar no ens inam nto primario. A condemnação da r eforma, pelo _r eceio de nos falta– re~ me?trcs que pudessem executal-a, afigu rou-se-me sempre, rep ito , insubsistente e fn vola . Acc ital-a seri a in~repa r o professorado d.:.plomado por nossa Escola onnal de ignorante em conhecimentos elemen– tares, agrupados em disciplinas que consti tuem o tirocínio dond e sabem mestres, commcttendo, assim, clamorosa injustiça con– tra seus crcditos bem firmados.

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