Revista do Ensino - v.1, n.2, 15 out 1911
Ensino Publico ( Excerptos do relatorio de 1911, apresentado ao Governador do Estado pelo Desembargador Augusto Olympio, Secretario do Interior, Jus tiça e lns trucc;ão Publica . ) Inici ando a exposição do movimento havido no ensino publico, no Estado, durante o a nno findo e nos mezes já n.este decorre ntes, traduzam minhas primeiras palavras justa expressão de applauso ao empenho que o poder pub!ico, entre nós, ha de contínuo r e vel ado no aperfeiçoamento da cultura das mas– sas popular es, certo de que é esta a condi~ão preponderante no prog resso dos povos . São legitimes os impulsos incontid0s do meu desvane– cimento, em presença da obra rneritoria que vimos de longe le– vantando, com tenacidade e amor. A nenhum espi rito escla recido escapa que o analphabe– tismo é o maior entrave á marcha das nações na conquista da civilisação; e serviço de mais valía não póde ser prestado á P atria, que este ele contribuir para melhorar nas gerações porvindoiras o gráu de sua cultura éthica e mental. Um povo só se foz grande, forte e respeitado, quan~o adquire a consciencia do seu va lor ; e esta só lhe póde advir da cultura das diversas cam~das que o formam . O estádio que a humanidade atravessa caracterisa-se pelo predomínio da intelligencia, encarada como a faculdade de conhecer e de compreh.3nder. Longe vão as épochos em que a victoria cabia sempre ao ~ais forte; presentemente, as mai s transcendentes qu estões do direito internacional, que r ege as relações dos povos em so– ci edades civilisadas, são debatidas nos tribunaes arbitraes, ver– dadeiros pré lios nos quaes só vencem a intelligencia e o saber. U rn povo instruído é, necessariamente, um grande povo; e as nações qu e não podem dispútar um luga r de destaque pela força numerica das armas, conquistam- n'o pelo saber. _Educando a iotelligencia das novas gerações, pela ins– trucçao; formando-lhes o coração, pelos exemplos cívicos, faz-se obra ~e patriotismo, d,uradoura e inteiriça, encaminhando-se a Patna a todas as grandezas.
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