Revista do Ensino - v.1, n.2, 15 out 1911

REVISTA DO ENSINO 93 que influem sobre a cheia no valle principal. Quanto ao degêlo nos Andes, sua influencia sobre o regimen das enchentes do Amazonas parece-me quasi nulla, porque nesta conli lheira altissima, porem situada na zona intertropi– cal, em que logare se accumulariam durante algúns mezes do anno tão enormes massas ele neve para influi1·em, mesmo derretendo-se de repente, so– bre o nível de tão colossal rio? Arlemás, dos affiuentes grandes do Amazonas, sómen te o Madeira ( por meio de subaffluentes ), o Ucayali, HuaHaga, I çá e Japurá recebem aguas andjuas. - O nível da bahia de Mar3:jó e rios e bahias adjacentes, suj eitas ús marés, é influenciacl.o pelas enchentes do To– cantins, como se notou muito bem em 1906, anuo de chuvas torrenciaes e in– nundaçõcs nos Estados centraes do Brasil. A ealtatra da • mernotr1a Segando a pedagog ia seientifíea Por ~toão de Figueiredo Vimos, no estudo passado, que a wemoria consta de tres ele– mentos fundamentaes, re"flecti<los, por assim dizer, em t.res momentos successivos de tcdos os seus processos : · 1°- a conservação, 2°- a reproducçã.o, 3°-o reconhecimento. Sem que uma sensação imprima ou abra na massa nervosa um vestigio de sua passagem é, por completo, impossível alcançar-se a sua reprodu.cção . Este facto, condição primeva dos de_mais referentes á. memoria., é de natureza implesmente anatoroo-phys1ologica . A reproducção consiste no poder de evocar uma sensação, uma idei:1 passada; e quanto mais extern,o este poder 7 ta~to maior, mais util a sua influencia no campo do nosso mundo mtenor, quer para determinar em nós, segunilo Pizzoli, um esta;do 1:1ental, qner para nos 0ri entar no desempenho do um acto, na. realizaçao de um plano idei– acional. . _Considera:-s~, emfim,_o reconheci~ ento co~o esse momento pre- cioso, 1mportantiss1mo da n<la mnemomca, em Vll'tude do qual quando percebemos um objecto , uma palavra, um trecho musical, u~ pensa– mento, o quer que tenha penetrado outr'ora na consciencia verifica– mos, temos plena certeza de que nada disso é novo, inédito, 'mas sim– ples rememoração. . De grande vantagem, tanto no .que toca á organização pedago- gica ~as classes escola!es, como naqmllo que se refere á efficacia. pro– gress1va da educação, e o exame attento de todas e de cada uma das supta-mencionadas operações. Dentre os muitós systema que, para esse exame, nos deparam e recommendam os pedagogistas, tomamos

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