Revista do Ensino - v.1, n.1, 07 set 1911

REVISTA DO ENSINO 3 l argo e mais preciso visionamento dos factos 3 das coisas, au– gmentando-lhe a capacidade psycbológica de observar a criança que instrue e educa-, commetterã acção verdadeirani.ente pa– triótica, fecunda em benefícios para o país. Pela orientação de quem com tanto amor a fundou, pelo núcleo brilhante de collaboradores que a rodeiam,. a par do interesse que desperta a sua perfeição gráphica como elemento de educação estbética - este mensário de sciências e letras está destinado a ir patenteiar, fóra do nosso mêio, o exemplar cuídado, o zelo decidido que merece ao poder público o en– sino da juventude, assignalaµdo ao mesm9 tempo o gráu de cultivo intellectual da sociedade paraense. A Philosoph_ia NA CULTURA SCIENTIFICA Por R. MOREIRA DE SOUZA Nos tempos actuaes têm-se cliffundido as majs desencontradas ideias acerca dos problemas fnndamentaes da Sciencia. Este pheno– meno provém das fontes multiplas e contradictorias em que se apoia a especulação contemporanea. Toda a Sciencia repousa sobre o pas– sado; é nos pensadores que nos antecederam que vamos buscar a educação para o espirito, a cultura pela qun,l nós ficamos em estado de produzir novas concepções. O investigador actual encontra varios pontos de partida para a solução dos problemas scientificos, e as con– cepções se diffundem di vergentes e oppostas. Um problema fun– damental na educação intellectual é a maneira de conceber a sci– encia particular e a philosophia, e de consideral-as, uma em relação a outra . Reinam sobre este ponto as opiniões mais diversas, mas fa– cil é verificar o predomínio de uma d'ellas, cuja generalisação pro– duz numerosos males tocan tes ao conhecimento de ordem moral. . As ideia~ _d?minant~s p~o.clamam a exact~dão da sciencia espe- cial, ou ela pos1t1vidade scient1fica, e em oppos1ção accentúam O ca– racter hypothetico da pµilosophia . A sciencia é considerada exacta os seus p_rin?ip~os são perf~itos, seguro_s, in~alliveis ; ao passo que a phi- · losop~a ~ v1Sta c?mo o mexacto, o unagmoso, e até como o absurdo. A sc1enc1a especial como elemento caracteristico elo conhecimento porque vem_ ela experienc_ia , e, c~ntrariainente, a philosophia nascid~ de a:bstracçoes, de conceitos vas10s : reell'.z o empirismo á fonte ex– clusiva da Sciencia.

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