Revista do Ensino - v.1, n.1, 07 set 1911

REVISTA DO ENSINO 15 Quanto ao NUMERO dos trajectosi da-se porém o contrario. Pois é rea.lmente claro que quanto mais se multipliquem os trajectos que ligam M-N tanto mais se multiplicam os ensejos possiveis da recor– dação de N; sua recordação não torna mais segura, mais rapida e mais frequente senão graças ao maior numero de trajectos que a elle vão ter. Em termos mais precisos : a conservação de um recordo é funcção do numero de seus associados. Tomadi=J.s á parte, cada associação é uma linha com a qual nós pescamos a recordação até nas aguas profundas do inconsciente. Todas reunidas, coi:stituem uma trama que prende tal recordação a todo o tecido do pensamento. O «segredo de uma boa memoria» é, como se vê, a arte de entroncar uma ideia em multiplas e variadas associações, que o mesmo é que pensal-a no maior numero de relações imaginaveis. Assim pois, dentre dois hQmens dotados do mesmo coefficiente de conservação natural e possuindo egual quantidade de experiencias identico peculio de factos, terá melhor memoria o que pensar sob o maior numero de aspectos e que souber systematisal-os numa trama de relações mais intimas., Ahi está uma verdade de ordem experimental, ao alcance da verificação de todos nós. A maior parte dos homens têm uma excellente memoria para os factos que se referem á sua especialidade. Quem, sem duvida, náo conhece algum athleta de collegio, de– ploravelmente nullo em seus estudos que vos aborrece com o dizer d'enfiada todo um diccionario de estai sticas sportivas, os crecords:, de todos os jogos possíveis em todas· a :; festas possíveis ! ? , ~ Como admirarmo-no~ disso se tat collegial não vive senão pen– sando nessas coisas, senão as comparando, con catenando sem cessar. Meras minucias incoberentes, tornam-se-lhe, a pouco e pouco, essas coisas numa systematisação conceptual, por meio da qual nunca mais se perdem. Não seria de pasmar que Darwin e Spencer, em cujas obras cam– peia uma grande memoria elos factos, possuíssem um cerebro de fa– culdade de retenção mecEocre. Quando um homem se impõe por es– copo a verifica.ção de uma theoria como a evolução, o seu espírito faz se prestes uma especie de cepa sustentando cachos de factos liga– dos entre si por suas relações á theoria : todo facto novo discernido, é um aggregado ; e assim cresce e se alarga a erudição. (7) Mas em taes homens, excessivamente theoristas, pode haver uma erudição encyclopedica ao lado de uma encyclopedica igno,rancia. W. J ames- -Text-book of Psycbology, trd. frnnc. Lêr no n. º de outubro a, conclusão deste artigo.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0