Revista do Ensino - v.1, n.1, 07 set 1911
12 REVISTA DO ENSINO O mesmo diremos de todas as mais sciencias subsidiarias da pedagogia . (2) E' a este prisma e. ao lume de tal orientação que procurare– mos aqui estudar a cultura da memoria . A memoria, em toda a largueza de sua occepção, é a propri– edade pela qual a materia regista e conserva traços da experiencia passada . Encontramol-o atravez dos ensinos, lucidamente documen– tados, de psychologos da envergadura mental de Boin e Spencer. Mandsley, Ribot e Majewski, como um facto biologico, uma condição da vida, uma propriedade da materia orgn.nisada. Note-se, porém, segundo adverte um grande biologista, que em estado rudimentar existe tambem na mataria inorganica. A ,rida e· a memoria, escreve Mauri.ce Ajan, não fazem na realidade senão uma só e mesma coisa: não ha vida onde não ha memoria . Convençamo-nos, accrescenta este brilhante escríptor em seu magnifico livro sobre «La parole en public, , convençamo-nos de que as plantas em crescendo sempre do mesmo modo, em cada especie e no reprcduzir constautemente os mesmos phenomenos, attestam se-r dotados de memoria. No reino animal, o tecido muscular nos presenta um esboço inicial d'acquisição de propriedades novas. Mas é o tecido nervoso, o mais elevado do organismo, que nos mostra em sua complexa gran– deza esta dupla peculiaridadfl de couservacão e reproducção. A tal peculiaridade de conservar, de reproduzir, de fazer resur– gir em certos phenomenos desapparecidos que, como dissemos, possue a materia viva que chama-se ordinariamente memoria biologica; e por ella se explicam muitas phenomenalidades, quer da vida organica quer da vida mental-as leis do habito, as leis da educação, etc. E sses movimentos que os physiologistas denominam automaticos ou innaios, e dentre os quaes se destaca a rec;piração, tornam-se per– feitamente comprehensiveis, se admittirmos de accordo com os evo– lucionistas, que taes movimeutos foram fixados no cerebro por sua repetição atravcz uma longa, incomputavel serie de antepassados . Nel– les é que consiste a memoria hereditaria, a memoria da especie. (3) E' o legado das gerações mortas ás gerações vivas. Mas a expressã:o mais nobre, mais alta da memoria organica é a,. memoria psychica ou consciente. Neste sentido a memoria é o fecho do edificio intellectual, a base da cultura, o substratum de que depende toda a educação humana. · 1 Weliam James define-a do seguinte modo : «E' o conhecimento dum facto ou dum objecto em que deixamos, por algum tempo de (2) Pizzoli- Pedagogin aoientifica. ( 3)- Ajnn- Ln parole on public.
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