Revista do Ensino - v.1, n.1, 07 set 1911

10 REVISTA DO ENSINO ou negue-se neste caso particular, a noção de equiva1eucia mecanaci, fazendo-se irromper a consciencia em um momento da vida, como um phenomeno sobrenatural, w:oa creação em meio da transformação, pense-se de qualquer modo, uma coisa é incontestavel, uma conquista está feita : •Os phenomenos psychicos, prendem-se á estructura cere– bral como se fossem o effeito de que aquella fosse a causa. (1). ' Ou porque as antigas theorias pedagogicas, adstrictas aos processos empíricos e ás iduações oprioricas, não tivessem conhecido a r ealidade desse parallelismo psycho-physico, ou porque não quises– sem amoldar-se ás suas legitimas consequencias, o que nos parece certo, fóra de todo sophisticaria, é que taes theo1'ías estão comple– t amente desacreditadas e em pleno antagonismo com os pl'incipios de elaboração scientifica sobre os quaes procura esteiar-se a pedagogia moderna. Assim orientada, a pedagogia deixa de ser um conjuncto de noções abstractas, para se tronsformar n'uma sciencia concreta e pra– tica, ao rµesmo t empo. C<:mcreta, pôr isso que versa sobre ,um objecto proprio, parti– cular, distincto dos das outra."l sciencias da mesma especie; pratica, em virtude de seu escopo, de seu fim social. Mas por distincta e autoo.oma em seus elementos constitutivos, não se conclua entretanto que a pedagogia independe de todas as outras sciencias naturaes. Justamente o inverso é que se deve, antes de tudo, affirmar, a menos se queiram obscurecer os motivos que a valorisam e animam, com tão bons resultados, hodiernamente. Como a psychologia, como a esthetica e, podíamos sem exagero ,accrescentar, como todas as sciencias, a pedagogia moderna põe ao serviço de sua construcção, n' uma actividade incessante e esmerada , os resultados e acquisições mais bem verificadas de varios ramos ela cultura positiva. Eis, em.suas linhas geraes segundo a concepção de U. Pizzoli, o schema das sciencias subsidiarias da' pedagogia ou Sciencia da educação Sciencias biologicas (1) T. Llvlo de Caatro-A mulhor e n Sociogonin. Scienc~as moraes \ -

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0