Revista do Ensino - v.1, n.1, 07 set 1911
REVISTA DO ENSINO 9 estudo da philosophia. N' est e sentido é que <liz Wundt que a philosopbia é um ponto muito elevado do horizonte, com o qual nos orientamos. (7)- A philosophia na educação intellectual, ou n a educação social t em o fim de utilidade moral ; esta ideia é dominante no syst ema de Kant, em que se dist ingue a importancia do fim pratico do pensamento philosophico ou da razão pura. Socrat es, em quem E. Boutroux vê o fundador da sciencia moral, id~tifica a phisolophia e a moral, pois para elle a philosophia não visava a explicação das cousas, que era interdicta á intelligencia. Absoluta em ~ mesma, a philosophia, sob o aspecto educaciona l, é de uma neces!':idade analoga a que se reconhece n:1, investiga.ção dos empiristas ; além de conter o fundamento de cada sciencia, ella intégra o conheci mento com os co– nhecimentos moraes, que são indispensaveis pa ra qua lquer ramo de actividade, e com os quaes, somente, ella se adapta á vida social. A· eattarra .da mernot1ia Segando a pedagogia seientifiea Por J oão de figueiredo I 1ou t ce qni n'est pas basé 1mr les .~ci– ence.ç nat1.trelles, est f ondé sur du ,qable. Novicow - Luttes entre les societés humaines. '1 he me11wry has beenn ciiltivated for its own sak e, and not, as Kont and others recent writes have rightly u1·ged, cu, n eces– sary sitp7Jort of the higher j aculty of j 11- dgment . A . Ewen Thectcher Sommenschei– n' s Cyclopedie of Education. Quer se acre~ite na reducti~iJidade dos -phenomenos psycholo– gicos aos physiolog1cos como effeito de uma ca 1 .1sa unica-o movi– mento, quer se acredite no dualismo phenomenal-movimento e consci– encia ; explique-se toda a cerebração pelo princípio unico conhecido (7)-Hiiffding-Philosopbes contemporaina, Trad. 7'reme11a11{1ties, pg. 6.
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