Revista da Academia Paraense de Letras Agosto 1953

,, REVI1?'I'A DA ACADEMIA P~AENSE DE LETRAS CONGRESSOS EUCARfSTICOS J. C. DE OLIVEIRA (Cadeira n. 15-Ferreira Pena) Í3 :· À medida aue o mundo avança em sua trajetória indefinida, atra- ves do tempo e ~o espaço. mutações sensíveis se vão operando não só no qu_e lhe ~espe1ta aos acidentes físicos, como no que concerne à estru- turaçao S0<'tal do Homem aue o habita. , A História nada mais é do que a sucessão dêsses estados sociais. a que o Homem chama civilizações. Para cada época uma forma socinl própria, hábitos especiais, mui– to P.mbora de<'orrentes uns de outros, através de relações que receberam a denominação genérica de - tradição. · A Igreja acompanha e se adapta a essa evolução social através do tempo e em função do espaço, sem, todavia, sacrjficar, de leve ao me– nos. o seu patrimônio doutrinário. 11:ste é imutável, porque eterno. É a Verdade. No que respeita, porém, a usos, costumes, convenções sociais, a Igi;eja sofrP. a evolução do que é temporal. · _Desde o momento em que Cristo pronunciou as palavras sacra– mentais na Ceia de Quinta-feira Santa : - "11:ste é o meu corpo" - a · transubstanciação do pão em sua divina carne se tornou irrecusável dogma de fé entre os apóstolos e no seio da cristandade e a Eucaristia revestiu-se de forma sacramental e sacrifical. Com o andar dos séculos esta verdade sofreu contestação. A Igre– ja t_e':'e que definí-la soleneme~te, dogmáticamente. Não é permitido ser catohco e negar o grande mistério. A negação passou ao éampo da heresia. . . O fervor pela Eucaristía, na certeza ~e que é ela fonte de g~aça d1vma, sofreu na sucessão dos anos arrefecimentos, pelo que surgm a i~éia de reavivá-lo através de práticas e~peciais e de comemor~ç?es fe~; tivas, e ao mesmo temp~ instrutivas. Dai os Congressos EucarI_stI~os, Ja no seculo dezenove, quando era mais violento o embate materiahsta ao dogma. . ,Foi em 1881 que Mons. Gaston de Segur promoveu o primeiro Congresso Eucarístico, de âmbito regional, em L1lle, na _Fr~nça. . Outros se lhe seguiram, quase anualmente, em_ Av1gnao, Fnbw·– go, Tolosa, París até- que se revestfram de cunho uruversal, sob .ª pre– sidência do legado pontifício, e tendo por finalidade est1;1d_os sobre a Eucaristia e a sua influência na solução dos problemas ,s'?c1a1s: O Congresso de 1905, a instâncias do Sumo Pont1f1c_e Pio X;-: o Papa da Eucaristia _ realizou-se em Roma de 1 a 6 ~~ Junho. Var~as cerimônias dêste congresso foram assistida~ pelo Ponbf1ce, ,~m. pess_oa, e a 20 de dezembro, dêsse ano, Pio X assmava o decreto Tr1deutma Synodus" sôbre a Comunhão frequênte. _ _ _ Houve, então, uma espécie de reaçao entre açao_ e devoçao. A ação vital dos Congressos provocando o re,av1vamen~o da ~e– voção eucarística e esta determinando aquela, atraves de marufestaçoes de caráter universal e regional.

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