Revista da Academia Paraense de Letras 1954

REVISTA DA ACADEMIA :PARAENSÉ DE ;,ETRAS iO!I lizadas n a na tureza ; porque não pode fazer conscientemente, devido a fixação materna, no mecanismo inconsciente do Complexo de Édipo . E tanto isto é verdade, que o símbolo do Sol na sua imaginação mor– bida, representa no seu "Ego-inconsciente"; o seu verdadeiro "Eu", e a terra representando a natureza, simbolisa a mulher e, quem nôs dirá senão representa a etérna procura de sua mãe ? "O sol se levanta e se embriaga de raios : A terra semi-núa, feliz de reviver, Sente calafrios de alegria aos beijos do sol". Nesta imaginação sentimos a hipersensualidade do poeta que se encontra embriagado de amor pela mulher semi-núa, sentindo calafrios • de prazer, ao sentir seus lábios beijá-la. "O sol fóco de ternura e de vida. Derrama o amor candente numa terra encantada E quando se está deitado no vale se sente Q~ a terra é nubil e que transborda de sangue. Que seu seio imenso levantado por uma alma. É de amor como Deus de carne como uma mulhe r. E que encerra cheia de seiva e de raios . :ltsse grande formigueiro de todos os embriôe.s" . Aqui o poéta idealiza um amor que n'unca possuio em sua vida consciente . Ama uma vh-gem que deflorando-a enprenhando-a, realiza · em sua vida inconsciente aquilo que n 'unca poude realizar no mundo r eal. "Mas, o amor infinito me subirá a alma. Irei longe, muito longe, como um cigano, Pela natureza feliz como com uma mulher . Tenho alcançado a aurora do verão" . ' . • Esta quadra _psicoanaliticamente. r epresenta as fl!g?s do vate frances quando menmo, e a sexualização da natureza origmadas pelo ódio consciente que possuía pelas mulheres, causado pelo recalque do Complexo de Édipo e sua homo>sexualidade. Os Complexos de Édipo e Electra, senhôres acad êmicos, foram e serão sempre, o motivo inconsciente, dos grandes poemas e pr osas, que voluntaria ou involuntariamente, servirão de as– sumpto para os poetas e romancistas viver em inconscientemente uma vida que n'unca poderiam viver no m undo consciente".

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