Revista da Academia Paraense de Letras 1950

REVISTA DA ACADEMIA PARAENSE DE LETRAS 47 Com efeito si o intercâmbio que já definimos, deve ser con– tinuo, afim d'e que jamais se inteiTompa, é claro que a.s atividad1:3 que o produzem, devem ser também continuas ou permanentes; pois o intercâmbio é o resultado de trabalho inteligente e fecundo. Desta forma, essas forças ou atividades são de duas ordens: a) - politico-sociais e b) - econômicas ou financeiras. As atividades politico-sociais para crear e manter o intercâmbio intelectual que se deseja, e que serão todas elas permanentes, devem ser: a) pela catedra; b) pela permuta de livros e revistas; c) pelas livrarias especializadas e numerosas; d) pelas viagens de estudos; e) pela permuta de programas de ensino; f) pela permuta de professores; g) pela imprensa e h) por um instituto coordenador e disseminador das obras !e trabalhos de valor cultural, em todos os Estados. As atividades para realizar intercâmbio intelectual, de ordem • econômica e financeira sã-O: a) creação de patrimonio dos estabelecimentos de ensino secundário e superior; b) auxilio pecuniário desses estabelecimentos para os seus prof.essores, em casos de viagens a beneficio da cul– tura· e) auxiliÓ do governo por uma verba especial orçamentá– ria quer para editar obras, quer para viage~s; e d) baraterumento dos preços de passagem para o mtelectu:i.,1 ou a rtista, quando vai ou volta em comissão do gc~ verno ou de centros de ensino por motivos de cultura, em geral ou especial. ' O estabelecimento do intercâmbio intelectual é um problema complexo, que exige a solução pr~via doutros problemas. Em países de reduzida expressão geográfica, como Dinamarca, .Holanda, Belgica e Suiça, não existe a decima parte das dificuldades que entravam o intercâmbio intelectual no Brasil. País imenso, os seus fócos de cultura estão distanciados extra– ordináriam.ente; alguns, por muitas centenas de leguas. As vias de comunicação são ou dificeis ou dispendiosas. Temos, pois, que os -fatores negativos da comunhão espiritual brasileira os principais que envolvem os demais são dois: 'a) fator geográfico e • b) fator financeiro ou economico. ------ Agitado, porém, o problema e resolvido.'3 a eliminar os obsta– culos vejamos o porque das oito condições a solver de ordem politico- sociai na mesma série de sua enunciação: • à) Pela catedra - O professor de qualquer especialidade é ou deve ser wn centro irradiador da cultura em geral, e, principalmente, do estado mental do seu povo.

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