Revista da Academia Paraense de Letras 1950

r1 1 i 1 l J 'Jnterca.mbLo LntelectLLa.t REMIGIO FERNANDEZ O acadêmico Remigio Fernandez, enviou em 1935 à Conferência. Nacional de Economia e Administração, a seguinte tese, que mer~e divulgação pela sua oportunidade: .INTERCAMBIO INTELECTUAL a) desenvolvi- mento das atividades do intercâmbio intelectual; b) como poderá ser estabelecida a coordenação de todas as atividades do intercâmbio intelectual, realizadas no pais. ,!1.o começar o esbôço deste trabalho, cumpre definir a idéia do que seja intercâmbio intelectual; pois todas as téses envolvem um conhee,1mento prévio e preciso do têma que elas estudam e analizam.. Assim, intercâmbio, em seus termos simples, é a permuta ent1·e homens do me..'-lllo país ou de países distintos de quaisquer gêne1·os ou espécies de cousas de qualquer ordem.. • E' o conceito que impõem as leis da etimologia: Intercâmbio, cambiar trocar entre si ou recíprocamente. Entretanto. a palavi·a Intercâmbio que apenas se aplicava à troca de mercadorias, perdeu esse sentido restrito, em nossc-s tempos, para passar a compreendei também, os produtos da ciência e da arte, em todas as suas multiplas m.anif estações. Desta forma, originou-se, por analogia de fenômenos, a expres– são ccrr ente e culta do Intercâmbio Intelectual. dado que essa per– muta consiste caracteristicamente nos frutos da inteligência criadom. A civilização contemporânea deve muito de suas conquistas aC' estabelecimento do intercâmbio intelectual entre os povos culto!:, e ávidos de saber . ;E si é .certo que a ciência e a arte não têm fronteiras, pois <;e propagam a todos os povos pr-ogressistas, é inconteste, também, que a aproximação dos espíritos cultos pelo intercâmbio de suas idéias e de suas obras, recíprocamente, influe extraordinárianumte para que a cultw·a geral se consolide e prospere mais rápidamente. Intercâmbio intelectual, portanto, é a penetração cultural. mu– t11a que se estabelece entre os intelectuais de sociedade ou habitat distinto, que tem igua l ou aproximada cultura. Desta sorte quando povos ou nações incultas recebem a culturo. doutros povos adiantados, não se dá o intercâmbio intelectual ,de vez que não houve reciprocidade na penetração dessa cultura. como f;e c.onstata com o fato histórico do Japão, que, quando adotou em cheio a civilização ocidental, nada emprestou a esta, por ser inferior o seu nível intelectual.

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