Revista Sociedade de Estudos Paraense Out a Dez de 1894

179 dos de lodns. Consideravam-n'os mortos desde que perdiam a fala, e tratavam logo de enlerral-os. · Untados de mel, penteado., e ataviados com todos os se us adornos fes tivos, os cadavcres eram postos cm macas que depois lhes serviam de mortalh as . E cmquanto o pa rente mais proximo do defunclo preparttva-lh a a co\·a no lugar em que linha expi rado , as mulheres e filhos pranteava rn-n'o, annunciando com fun ebres can– tos a s ua ressureição além dos montes, pelo que coll ocavam junto á rn::ica mortuari a o ano, as frechas , o lacapc e o maracá. E dobrado o corpo pela al'li cul ação-il eo-femural e amarradas as pernas á barriga, collocavam-n 'o na cova sobre paus, de modo que não encostasse na terra e conse rvasse a mesma posição em que o feto se acha no ventre da mulher. Eslava nisso symbolisada a crença qnc ell es tinham de se r a terra o venlre commum da hu– manidadE. Para a fugentar o genio do mal, rn::inlinham fogo intenso junto á cova, e ahi os pare nt.es e a rnigos vinham traze r-lhe alimen– tos, fru ctas, agua e cachimbo, durante o tempo que julgavam ne– ccssario para a sua chegada á região bcmave nturnda. Feito então um girau sobr e a cova, cobriam-n'a de ramas ver– des e de terra, e tudo ass im fi cava acabado, menos a saudade ela mulher que era obrigada a vir ainda prant.cal-o J1or muitos dias na sepultura. As caza<las e solteiras eram sepultadas sem est as sol crn– nidades, as primeiras pelos maridos, as segundas pelos irmãos e na :rnscncia ele uns e outros pelos parentes mais chegados. Os meninos , filhos elos chefes, eram ence rrados dentro ele igaçabas ou jarrns e enterrados nas cabanas , na pa rte occupada pelos pais. Os tupinambás ac red itavam n 'um grande. diluvio que inun– clá ra a ter ra, salvando-se apenas um velho á quem davam o nom e el e Tenwndm ·é, trepado ' com a sua familia. n 'urna alta palmeira, d'onde desceu depois para se rvir el e pai no genero humano. Acr e– dita,·am ainda na imrnortaliclade ela alma :-chamavam á esta an quando unida ao corpo, e ang u.él 'e quando solta dos laços terrenos. Davam-lhe a vida el e além-lumulo: Em contraposição ao cmhanga adrnitti am um genio bom, denominado snmé, como emi ssario ela di vindade que os guiava e inspirava no bem. Tambem admittiam ce rtos espíritos secunrlarios, como os cw·upíi·as qu~, habitando nas letpéras ou silios aban<lonados e de– se rtos, desencaminhavam os caçadores encontrados nos. matos. Eram sobretudo muito supersti ciosos. Nos cantos e vôos dos pas – sares imaginavam que as almas dos mortos lhes envi avam annun– ci os de feli cidades e desgraças, como nos sonhos e nas visões da noite julgavam receber vali cinios de futuros acontecimentos. Domi nados por abusõe~, Ti am presagios nos ph cnomenos mais

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0