Revista lítero - pedagógico - noticiosa da sociedade paraense de educação
24 PAGINA AS LEITURAS DE JOAO LEDA JOÃO CHRYSOSTOMO DE OLIVEIRA (Da Academia Amazonense de Letras) João Leda era um le1ltor infatigável, um leitor que se deleitava com a forma através de exame fastidiosamente rigo– . oso e com o fundo, reproduzindo os conceitos que mais apreciava . Pesquisava a forma e coletava o pensamento que o fascinava. Era um pesquisador insatisfclto dos c ons modos de dizer Era um coleciona– dor dos bons e profundas conceitos. Eis o material do ga·rimpeiro : olhoo famintos para ver, livro para devorar, p ectaços de papel para escrever, caneta para ,anotar e copiar. Leitura lent a, meditada, anotada e copiada . Vocabularist a, documentista, idea– rista - eis o tripl:ice especto de seu.s pro– fundos objetivos n as suas leituras . O vocabulário era .a, sua paixão, o docu– mento a sua preocupação e o ideá rio - a sua obsessão . Sigamos êste leitor que nos mostlra que não sabemos ler porque lemos "pela rama", enquanto êle se entregava a êste mister como -se procurasse reconstituir t odos oo passos do escritor para identi– fie,g,r-se com êle em sua leitura que el·a n a realidade uma conversa com um grande ausente que monologava na men– t e vibran~ de Leda empolgado pelo mudo e persuasivo interlocutor . vamos seguí-lo lendo Arraiz: "Diá• logos_ Amador Arraiz - l .ª ed . 1604 . Ed . Rolandi ana (1846) • "Acquirirá crédito e poderá correi segura", introd . "e chega A Nos Mover o juízo do seu lugár", 1 "não era a ~úde digna de por ela se sofrer tanto", 2 "não lhe ousarão falar senão depoif de passadas sete dias Com sete noites", 3 "mas Quero Me Consolair co provér-. bio que dL .. " Quero Me Deter hum pou– co, quiça poderá tomar a altura a êttes fumos, 3 "quando Capua viu os romanos des– troçados e Aníbal vitorioso Qws Se com êle unir", 4 "pois para qualquer (lugar) que vá o homem sempre leva A Si consigo", 5 "quem pretende melhoratrse fuja primeiro de si que de sua pátria", 5 "a guerra civil Vése em as parciali– dades do povo", 68 "porem esta fazse dentro nalma", 68 Até aqui, vemos o leitor Leda es,– piolhando a falt.a de hífen, de pontuação, algumas regências raras e outros proble– mas ligados com a gramática sêca e e~igente. M-ais adiante, encontramos o voca– bularista separando duplos aspectos de palavras ou vocábulos em f&e interme diá ria: acquiridor, 73 ; enveja, 74; ros– t ro, 75 ; Salamão, 76 ; geolh.ar (ajoelhar) 76; offrecer, 76; avorrecer, 78; estama– go, 5; fruito, 6; linage (linha gem ) 68; te~r ibel, 68; someter (submetter, 69;) pera, pola, menhã, 71; perjud►lcar, 71; Csob:.do, sojeito); pedestral, pedootal, 252; quaderno, 253; soidoso 253 · soidade 256; repairo (reparo), 255. ' Vejamos agora o leitor preocupado com o ideário do escritor: "quem pretende melhora:r-se fuja pri– meiro de si mesmo que de .ma pátria" 5 ,, , quem quer vencer prestas apercebe– se de vagar", 71 " à meia noite fez com sua oração tremer os fundamentos do cárcere" 76 "he verdade que ambas as cara; da fortuna se deve temer e tolerar, porém uma dellas He mister freio e a outra
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0