Revista lítero - pedagógico - noticiosa da sociedade paraense de educação
PAGINA 9 aparentemente e desligar-se das situações até que se apresente o momento! opor– tuno para agir nelas de acôrdo com seus desejos. Tais indivíduos 6ã.o teimosos na_ •~inação"! no "s.i.lênci?" e no "desinterêsse . e'!ter:no". Sabem "empacar". eru– q~tar-se, unpermeablll.zar-se com uma r.esistênc1a passiva contra a qual se desgastam e f~lham as armas dialétJicas de seus oponente~ ou adversários. Tais pessoas sao quase sempre do•tipo c-amponês, apresentam-se em forma mo– desta e aparentemente simples, mas a verdade é que são mestres em astúcia e sómente de~laram guerra quando as condições lhes são lfavoráveis. Sabem faezr– se ~lternat1vame!1t:e cegos, surdos e mudos, mas nem por isso deixalllJ de ver, ouvtr e pensar efIC1entemente. Qua.ndo alguém os "aperta e lhes provoca ou pede que se definam claramente, tém sempre um "já veremos que pode ::er que sim ou pode ser que não" ow ,u m "~enho que pemsar nisso _ainda ". A primeira vista podem parecer vagoo, i.ru :le– cisos; com uma observaçao mais detalhada parecem-nos lerdos e palúrdi<l S, m .aq· quando os conhecemos a fundo compreendemos que são astutos psicólogos n a:to1; e que, por terem sabido domesticar sua teimosia, deixaram de sofrê-lia com.o um defeito e a usam como arma eficaz, tanto mais perigosa quanto mais. invisível ou imperceptível a tornam, já que sabem fazê-la funcione.r ex-vácuo, abstraindo-a de nossos ataques dialéticos mais violentos. "Las formas de conducta sólo pueden considerarse patológicas cuando per– judican al prójimoj Este problema constituye una gran cuestión soc~al. M.uchas veces los obreros y los campesinos son moralmente denigradCÁS porque desconocen las formas convencionales de la llamada "buena sociedad" . Lo mismo le sucede al nino, a ese hombre en d111sarrollo, que por semejantes def.ectos - q,ue sólo son tales en la confusa mentalidad de sus padres o maestros - es muchas veces censur.ado y ha.sta castigado . El verdadero desarrollo sólo puede llevarse a cabo en estado 1funcional: sólo los actos, las obras, los procedimientos pueden clasüi– carse y, entre ellos, únicamente aquellos que 1SOn patalógicos y ejercen 'I.Jl1lia, fwi– ción defectuosa y anormal". Elemér von Kármán . )'..!,."-(;"..!,."-(;".!."<,;:+;:;>'.l""~~,l.,"<>"J ~~-@}§) cópia~ saudação da representante d:º Grupo ~colar _P~ulino de Bri~, pro– fessõra Zenobia Coêlho de Souza Araújo, a professora Antõma Paes da Silva, no eia em q,ue e.sta recebeu a comenda de "Prof~sôra do Ano", conferida pela "So– ciedade Par_aense de Educação". Professora Antônia Paes da Silva: O Grupo Escolar Paulino de Brito, jamais, p~eria i'~car calado, na festa do Amor, Reconhecimento do carinho que hoje estão reurudos para abençoar uma das figuras ímpares d; magistério primã.rio do Pará - Antônia Faes da Silva - escolhida pela Sociedade Paraense de Educação, como a "Professôra do Ano" . Grande educadora que não nega as luzes de um espírito escla~ecido e a ,bon– dade do seu coração magnHico aos que solicitam a sua co~abor.açao. Pode ressumir-se a descrição caracteriológica ~a no~ a homenageada com as seguintes palavras: ,abnegação, modéstia, esp.ínt~ _profun~~ente h~o, simplicidade franqueza, senso da hospitalid-ade, intmçao femmma, tenacidade . Durante 55 anos, d edicou-se exclusivamente, ao eil.'Sino primário; em ma.is de meio século, ela educou p.ara ~ responsabilidade . . • . No magistério particular, no setor púolico, no colégio que fundara, Antõrua Paes da Silva só teve um obj etivo: recebeu para dar . Como o prof~sor beI:1 sucedido, sempre, teve a capacidade de a ceitar, ~ocion.almente, a criança,_ nao rejeitando os casos dif'íceis como irremediávei~, n ao cruzando os braços diante da criança dificil, alegando que n ão tinha consêrto. Em sua pessoa está sintetizado o conceito de De Va n Ginncken : ''.0 pap_el do professor é inteiramente do artífice . 11:ste trabalha com o que po~u1, modi– fica-o, melhora-o e o adapta a det erminadas finalidades, enfim, vende a sua.
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