Revista da Academia Paraense de Letras 1969 e 1971
REVISTA DA ACADPMIA PARAENSE DE LETRAS Em janeiro ele 1932 publicou a sua Primeira Carta Pastoral, dom:mento de alt::t relevância, no intróito do qual, após focalizar a fundação de Belém, declara que "a história eclesiástica desta me• t rópole é tôda 11ovoada de sucessos gloriosos. A vida espiritual clêst::1 povo seguiu-ihe paralelamente o progresso temporal. O govêrno de Dom Macedo Costa e as qualidades excepcionais do heróico Bispo nos elevam a tão alto nível que, na história Eclesiástica Geral a I greja Paraense merece um lugar de distinção particular. O ilustre sócio de agruras e de heroismo de Dom Vital, não foi apenas grande no Pará, mas em tr1do o Brasil, em todo o mundo. É uma glória qu3 se não ofusca entre as estrelas de primeira grandeza do firma• mento da I greja de todos os povos e de todos os séculos". Esclarecend•J que a sua Primeira Pastoral não deve ser consi– deiaõa como simpies saudação recomenda "ll• necessidade prementP. de atualidade palt:lLante para o bem das almas e glória de Deus. Espêrançoso de .bem cumprir a missão que lhe fõra outorgada, exclama : "Tudo quanto há de bom se pode esperar de um povo que se acolhe confiante à sombra da grande Medianeira das graças divinas. O paraem,e - olhos fitos na Virgem de Nazaré - é um povo feliz pelo simples fato de já nascer sob o olhar da excelsa Virgem". Tratando da reforma da sociedade, apresenta esta oportuna 0bse1vação: "Urm. r.oisa podemos afirmar: é impossível reforma,~ o Brasil sem reformar os seus homens. Por melhores que sejam as leis, por mais modernos e práticos que sejam os métodos, por mais engenhosos que sejam os sistemas de administrar, de fiscalizar, de éiesenvolver inr.t(;strias, de difundir o ensino, etc., tudo é tempo perdido se o caráter, a consciência do homem estiver corrompida". Aludmdo às prerrogativas do homem, depois de estabelecer compa– ração entre o homP.m e a mulher, afirma: "O cristianismo deu à mulher um lugar de nobreza, arrancando-a do aviltamento em que se encon trava ent;e os pagãos. Não lhe deu, porém, supremacln sôbre o homem. A hierarquia religiosa continua a manter o homem no :.::6u lugar, poi5 ria lei antiga era êle o depositário do poder com relação ao culto religioso. Jesus Cristo ,que veio aperfeiçoar a lei ant iga, não tirou ao homem o poder exclusivo do sacerdócio. l!:le scrú sempre a autorldade a governar a I greja, o administrador dos sacramentos, o alter-ego de Cristo neste mundo. Cercado de privi- 1-égics, elevado de modo inconfundivel pelas predileções divinas, _ o homem deveria sentir-se sumamente desvanecido. Gratidão pro. íunda para com o seu Deus deveria fazer dêle um amigo dedica– díssimo de seu Cú~ador Mil vêzes mais do que a da mulher, a alma do homem e5tá obrigada ao reconhecimento. Em tôdas ª" igrejas da terra ac; vo,zes mais vibrantes de entusiasmo e mais repas- - 186 -
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