Revista da Academia Paraense de Letras 1969 e 1971

• • • REVISTA DA ACADEMIA PARAENSE DE LETRAS que, além de cultos, revelaram invejáveis predicados literários. O primeiro, já o disse, veio a se tornar Patrono da Cadeira que ocuparei nesta Academia, e os dois outros precederam-me em tal privilégi') porque tinham indiscutível merecimento para isso. Quando a mim, entro nêste Sodalício como escritor cênico, convencido apenas de que realizei um trabalho sério no sentido de iniciar uma dramaturgia regional autêntica e válida, documentadora de nossos costumes, nossa linguagem e nossa realidade social. Ignoro o destino de minha obra. É possível que ela continue sendo beijada pelo sucesso, é possível que venha a ser espancada pelo fracasso, quando eu menos esperar, pois o palco, se não é uma caixa c1.e segredos, como o coração de certas múlheres, é sem dúvida algum~ uma caixa de surprêsas. A crônica do espetáculo, em todos os tempos, demonstra. que o aula rteatral deve acreditar e msi próprio, por um lado, e descon– fiar de si mesmo, por outro lado, nunca chegando a uma conclusão definitiva a seu respeito. A dúvida, para êle, é a melhor conselheira pois agirá como insensato desprezando numerosas lições que ensinam· o quanto é düícil e paradoxal a carreira dramática. As peças de Eurípedes, por exemplo, saíram em determinatj.a_ época de cena porque os gregos assim o exigiam, escandalizados a0 ver, nelas, os deuses serem substituídos pelos homens. Escrevendo clramas desde os 18 anos, sàmente ao 40 anos Eurípedes conseguiu ser. premiado. Moliere, antes de consolidar o seu prestígio, deu repre~entações para casas vazias, enfrentou a bancarrota e foi prêso por não pagar dividas. A primeira peça de Tchecov foi acolhida com um desagrado tão p:rande que êle, para escrever a segunda, esperou 7 anos. Ibsen teve sua primeira peça recusada pelo Teatro de Cristiânia. F.; uma de suas comédias, "A Noite de São João", foi impiedosament<l vaiada. Pirandello, embora cumulado de honrarias, nunca deixou de lastimar, ser incompreendido em sua pátria. • Quando a Companhia Catalina Bárcena e MartinG,g Sierra ence– ~ou em Madrid a peça de estréia de Garcia Lorca, foi apupada ruido– samente. Entre nós Mar,tins Pena experimentou O malôgro quando deixem c1e escrever farsas curtas para fazer dramas em até 5 atos. Gonçalves Dias enquanto viveu não viu nenhuma de suas 4 peças encenadas no Rio ou em São Paulo. O drama "0 Cego", de Joaquim Manoel de Macedo, foi recebido com extrema frieza em 1849. - 117

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