Revista da Academia Paraense de Letras 1964
REVISTA DA ACADEMIA PARAENSE DE LETRAS à frente dos quais gostava de citar Buck~er e Hoekel. Ao cor– rente do movimento renovador que dommava a Europa em to– dos os setores do conhecimento, Silvio via com tristeza, que es– sas idéias eram desconhecidas no Brasil e então atirou-se à cru– zada de transplantar para a nossa terra a semente daquela cul– tura que já produzira tantos frutos no velho mundo. E fêz do Recife, com Tobias Barreto à frente, o centro irradiador dessa campanha. O romantismo não foi mais do que um dos pretex– tos para a luta. Havia assim nessa atitude de Silvio, um parti-pris de esco– la, um espírito de parti~o a que nunca foi infenso e que no Recife do seu tempo constituía uma nota dominante, e, sobretu– do, um certo orgulho de inovador que sempre reivindicou (para si) e de que nunca abriu mão, mesmo nos últimos anos de vida, quando a reflexão e a maturidade, a experiência e o desencanto, lhe deixaram ver a fragilidade e o contraditório de muitas de suas construções espirituais. Acrescente-se a isto o dom de improvisação cre~dora de que era dotado Silvio, esse "fieri" constante em que viveu, êsse demonio interior, .que sempre fêz dele um desabiemtado, e um extravertido, um inconformado como um daqueles tipos de que fala Estefan Zweig, no prefá– cio de _Três Poetas de sua Vida e talvez tenhamos explicado, pelo menos em parte, a posição de Sílvio em face da nossa cul– tura. Ademais, Silvio por temperamento e por v,ocação, em tudo quanto tocava, fazia por deixar um sinal de sua persona– lidade. Qualquer assunto que lhe desafiasse a curiosidade e o exame, receberia de seu espírito uma nova luz, um esclareci– mento, um sentido ainda não entremostrado, quando não uma interpretação ousada, revolucionária, que valia sempre por uma reforma ou uma inov8:ção. Assim foi na poesia, na critica, na sociologia, na etnografia, no folclore, na própria política em to– dos os momentos da vida em que foi chamado a depô~ e a se definir. E quando encontrava resistencia à expansão de seu genio, ou era c~ntradi~ado, como apressado ou inconsequente nas suas conclusoes, atirava-se arrebatadamente à luta em de– fesa dos postulados e das idéias que abraçára, lançandd mão de todos os recursos, desde que os argumentos alicerçados numa cultura e erudição invejáveis e singulares para o seu tempo, até a sátira e o doesto, que davam aos seus trabalhos, um tom apai– xonado, truculento, agressivo, de polemista. E a polêmica foi o se~ ~orte, embora nada tenha acres– centado ao seu valo! de ~u~lic1sta e de e~udito, antes prejudi– cado à clareza de suas ideias e o conteudo de suas teorias. Ainda assim as suas contendas neste terreno se tornaram mo– delos de vi~lencia e de agressividade e situam Sílvio, como -86-
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