Revista da Academia Paraense de Letras 1964

REVISTA DA ACADEMIA PARAENSE DE LETRAS se contarem muitos usurários, não são forretas ou sovinas, como se poderia supor. Dão festas nababescas. Tratam-se com possível magnificência. Na vida fa~iliar a s'ua moral é sólida. Na vida social quem com êles conviver fica cativo do seu cavalheirismo. Há, no entanto, duas modalidades diferentes na sua cons– tituição psíquica, que os têm indisposto com os Arias. A primeira é o exclusivismo da raça, não permitindo que ela se misture sexualmente com nenhum outro povo. 11:sse cisma, como outros, é ainda um prec:eito de Moisés; ·por isso tem de ser cumprido à risca. A segunda é a sua não produtividade. Aproveita-se do esfôrço alheio, dizem os seus adversários. O Judeu de fato, na sua vida de trabalho em terras estra– nhas não edifica, não é minerador, agricultor, pastor ou extrator; mas tão somente, intermediário. É negociante. Nessa especialida– de as suas poderosas ~aculdades tem-se exercitado através dos séculos, dando-lhe na trama dos negócios uma habilidade e tena– cidade sem rival no mundo. E isso é um dos frutos do esclusivismo aconselhado pela lei Moisaica. Mas êsses dotes egoístas e nada significadores de um ideal fá-los andarem se imiscuindo por tôdas as regiões prós– peras do Globo, sem serem, entretanto, ·uns construtores de na– cionalidades. Outra forma de insucesso que aflige uma raça tão dotada pelo espírito e digna, por isso, de um maior relêvo no intercâm· bio humano, é a falta de gênios, ou grandes inventores, ou criadores de belezas. · Possue, Karl Marx, Henry Reine, Spinoza, Mendelsohn, Bartoldi, Albert Einstein, que não considero verdadeiros gênios. E todo aquêle que se proponha a analisá-los póde disso se capa– citar. Talvez U!l} egoísmo concentrado iniba a raça de remigios mais altos e altruístas nas planuras do pensamento. Dos outros seus irmãos de raça Semita, os Mahometanos, os Libaneses e Egípcios modernos vivem circunscritos aos seus habitats, dispersando-se alguns pelo mundo, onde têm tido ocasião de patentear qualid.àdes de trabalho, inteligência, per severança, economia, cingindo-se (odos porém aos dogmas de atividades intermediárias, entre o produtor e 9 consumidor. Com êsse processo adquirem fortunas. Mas não criam civilizações. - 216

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