Revista da Academia Paraense de Letras 1961

,- nhâmo-lo descendo ,da séde do mumc1p10 para a capital do Estado, indo fatigar os olhos e aclarar a inteligência, nos an– tigos plantões de revisão da FOLHA DO NORTE, com o pa– chorrento Scaffi por companheiro na turma. Sem estacionar num meio têrmo compensador, assistimo– lo na labuta de negociante improvisado, sem aquela solerte afinidade síria ou lusa com a profissão; surpreendêmo-lo, na marcha do tempo, ligadc à letra de fôrma, participando do ~rupo fundador do "Cachoeira Nová", jornalzinho com ofíci– na precária, composto, in1presso e distribuido pelos seus pró~ prios redatores. Nesse reencontro confidencial de seus tropêços, declínios é ascensões, desde a infância à juventude atribulada, vê-se que João Viana não foi excluido desse currículo humano, que mar– cou a personalidade de Graciliano Ramos e a de tantos ho– mens de pensamento, de que o panorama da cultura pátrià assinala uma vasta frutificação histórica. -o- Diante dêste esquema, singularmente enumerativo, da projeção na vida e na literatura do estreante de- "Fazenda Aparecida". veriifca-se no volume inicial da série de Graci.1. liano Ramos, o "Caetés", publicado na maturidade de uma idade experimentada, tanto aquele como êste, escritores e seus livros, vieram para o trabalho intelectual em circunstâncias análogas . João Viana tem os períodos de sua laboriosa esc::alada na sociedade decorriros no isolamento de um município do baixo Marajó, de tradições senhoriais e pastorís, fato que, em dife– rentes etapas, também ocorreu com Graciliano, ambos já dis– tanciados dos arroubos primaverís, quando o marajoara insu– lado obteve o galardão desta Academia, e o alagoano, antes frustrado, apareceu no cenário letrado do Cruzeiro, para, nem mesmo com o seu falecimento, marear-se o brilho de seus su– periores méritos de escritor. -0- Ainda nos dados da biografia de Graciliano, divulgados na imprensa, por ocasião de seu sepultamento, na capital da República, ao serem citadas as suas obras, alinham-se Caetés, São Bernardo, Angústia, Vidas Sêcas, Histórias do Sem Fim, fazendo aquele necrológio alusão à "força dramática", do con– teúdo desses livros, naturalmente como substância impressiva das suas narrativas . Como disputada edição póstuma, viram-se nas vitrinas li– vreiras os volumes de suas Memórias, de que pouca gente con- - 57 -

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