Revista da Academia Paraense de Letras 1961

... 1 Poucas vêzes a dor foi tão singela e as lágrimas foram tão puras. O poeta dormiu serenamente, com um sono ver– dadeiro de arcanjo adolescente, e não sentiu, não sonhou , não despertou mais depois de ter refletido amargamente que todos os caminhos da vida, todos os atalhos e bifurcações que busca incessantemente ,o homem, sofrendo mil vacila– ções, "conduzem sempre para o mesmo nada". A MORTE DO POETA Morrendo em Belém, Antônio Tavernard, incompreen– dido na sua época, talve?.: não assimilado o conteúdo de sua obra, vem-se transforma!1do num poeta eminentemente po– pular. Seus versos, embora divulgados por jornais e revis– tas do Pará, e transcritos por outras publicações do Brasil inteiro, permaneceram esparsos até 1953, ano em que Geor– genor Franco os reuniu e Hermógenes Barra publicou no volume intitulado "MÍSTICOS E BARBAROS". :f:ste volu– me contém a seleção feita pelo autor, não constando dêle muitos poemas, alguns dos quais constituem boa parte do que escreveu, compondo-se de peças absolutamente puras, dr boa inspiração e de bom cunho poético. Na poesia de Tavernard a Amazônia lendária e misterio– sa muitas vêzes se exibe com surpreendente nítidez. Tem– peramento extremamente sensível e delicado, soube captar ::1ão apenas os motivos regionais, mas também o rít– mo, a sonoridade, a palavra adequada ao motivo popular. Sem abusar jamais da linguagem do povo, sem aproveitar as frases feitas do linguajar cotidiano, respeitou-os contudo, des– prezando certas convenções gramaticais, já abolidas pelo po– vo. Abordou quase exclusivamente, nos seus trabalhos, as– suntos amazônicos, dêles se ausentando apenas na fase in– timista e mística de sua poesia . A reconstituição da vida e da obra do inditoso poeta, com dados reais completos e interpretações mais amplas, vi– ria justificar o reconhecimento de uma inteligência posta a serviço da Amazônia, o talento de um grande poeta, arran– cado prematuramente da existência e que, no que produziu, .foi apaixonado e sincero. Se há deficiências quanto à técni– ca - um melhor acabamento da forma, sem restringir a espontaneidade da inspiração - coisa que somente êle po– deria ter feito com o pleno amadurecimento do seu talento, numa revisão da própria obra, - muito mais abundantes são as qualidades de grande cantor, poeta das multidões, ar– tista intimamente prêso às tradições de sua terra e de sua gente. Essa obra está ligada indelevelmente à comoção po– pular e em cada página do que escreveu, Tavernard deixou - 127 -

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