Revista da Academia Paraense de Letras 1961
é uma verdade / Que poucas vêzes déve dar-se nua!", talvez mesmo o próprio pudor de mostrar nua sua carne estigmati– zada. ** Fica-se então a imaginar os conflitos que se g'.)raram nesse homem prematuramente impedido de fruir o amor e do qual nenhuma fêmea, de bom grado, se acerca– ria. A análise das inter-relações das raízes que constituem o tronco vital dêsse amor imaginário, mostra-nos, apesar de tu– do, que êle conseguiu equilibrar e integrar suas vertentes, mantendo-as em harmônica tensão. Forçado, de um lado, pelo ascetismo e platonismo e de outro, pela "febre de gôzo sopita– do", censurava-se com aspereza (... "espouca longínqua garga– lhada que parece ser de um gnomo...") , mas cedia infalivel– mente ao "bagaço de mulher que já foi flôr", isto é, aos estí– mulos relacionados com o sexo oposto. Por isso - por ter-lhe o destino impedido de fruir o amor, - Tavernard inventou c0nceitos singulares sôbre o comportamento feminino: "em tôda mulher há um anjo e um sapo, e bem leva-las-á quem na ocasião propícia souber e ;puder apresentar um charco ao batráquio e um paraíso ao querubim", ou então, por que sabia que a "alma das mulheres é uma área devoluta onde se pode erigir um prostíbulo ou um templo, sendo o arquiteto o seu próprio pudor", compreendeu que "mil mulheres não valem a lágrima de uma mãe velhinha e trêmula", porque "as mães ~ão sempre mais mães quando os filhos, são mais desgraça– uos", residindo neste pensamento o verdadeiro caráter do poe– ta - limpo, claro, absolutamente puro. Na verdade - Mãe - figura máxima de mulher (e a mãe de Tavernard foi um ad– mirável exemplo, tôda desvêlo e carinho para o filho des– venturado), para ela a poeta construiu um dos seus mais curiosos poemas - "Sinos da minha ermida". Disso se conclui - e em abono desta tese há a análise da personalidade do poeta, elaborada pelo erudito psicanalista Professor Eldonor Lima - que o complexo de Édipo foi, em Tavernard, acima de tudo, dominante. Porque Tony amou o belo, amou a natureza simbolizada em sua mãe . "As suas poe– sias eram a sublimação do seu temperamento hipersensual". SERENATA COM VIOLÃO Os pais de Antônio Tavernard exerceram definida influ– ência no espírito do poeta, amenizando a sua dor, dando-lhe momentos de verdadeira felicidade. Otília Tavernard, o pai, era um emotivo, dedicando-se à literatura teatral e sentindo tôda a emoção da poesia, como o recordou Bruno de Menezes. Para êle, que foi o Papá Noel de todos os seus dias , o poeta foi-lhe - 121 -
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