Revista da Academia Paraense de Letras 1961
** A obra de Antônio Tavernard concilia três aspectos, apa– rentemente opostos, revelados pela sua grande frustração e que poderemos chamar de tons: genital (tom erótico), érgico ou criador (tom nítico) , ou ainda, como êle próprio denomi– naria, bárbaro e finalmente sublime (tom místico), decal– cados de certa forma, de um complexo dominante - o de Édipo. Há, eVidentemente, inter-relações e compensações re– .cíprocas nestas düerentes formas de anunciar a sua persona– Udade, não se podendo, por outro lado, estabelecer, rigorosa– mente, a sucessão dêsses diferentes aspectos da poesia de Ta– vernard, ora em relêvo, pois há em tôda obra sugestões de mo– mento, motivadas por causas difíceis de se identificar. Centra– lizada pela raíz criadora do amor, que nêle foi tão atuante e fecunda , pode-se admitir sem dúvida , quanto à sua natureza intrínseca, plena libertação dos chamados estados de exalta– ção e talvez mesmo, em alguns momentos, índiferença quanto a.o grau de necessidade de descarga libidínosa, pois a inspira– cão da obra em si poderia também - não há uniformidade de Ópinião sôbre a matéria e, neste caso, é preferível adotar-se uma conclusão menos rígida ( * ) - ser engendrada, já que evoluiu continuamente, chegando até à sublimação, por energias vitais assexuadas. Teria sido êste porventura o úl– timo momento do poeta, quando êle respirou a paz crepus– cular, chegada por antecipação. Inclinamo-nos a admitir esta hipótese que , não há dúvida, também pode conduzir-nos à compreensão da sua obra. Contudo, resiste, em um ponto de vista estritamente humano, a raiz genital do amor, conse– qüente do complexo de 1Mipo ou de suas frustrações sexuais, e que é revelada abundantemente pela sua poesia erótica e mesmo com páginas puramente descritivas, em que o sexo ín– tcrvém como uma constante e uma obsessão. Jovem, ardente, hipersensível, jamais pela cópula sadia, mas desgraçadamen- (• ) - O Professor Eldonor Lima deu-nos, a respeito, o seguinte esclarecimento: Tavernard tinha o biotipo classificado na "Classificação biotipológica" de Nicola Pende, como um "bre– vitimeo estenico" (baixo-gordo ), o que está de acôrdo com seu tipo psicológico, na classificação de Kretschner, de um "ci– clotínico" ou "cicloide" ou ainda "extrovertido", de Jung. Em– bora o seu temperamento "hipersensual" não estej a rigorosa– mente de acôrdo com o seu "biotipo", êsse temperamento foi exacerbado pela enfermidade . "Na verdade", escreveu-nos 0 Mestre, "o Tony foi um masturbador psíquico - e o efeito dessa masturbação sente-se na sua poesia". - 118 -
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