Quero - 1946

QUERO 31 TV' és Pedro e sôbre esta pedra edi-– f icarei minha Igreja, e as portas do Inferno contra ela não prevalecerão. No nome dos maiores vultos da Es– critura há um duplo sentido : o primei~ ro designa a pessôa e o segundo a mis– são. Uma citação de S . Bernardo for· necerá um exemplo. O Pa.pa é mai01• do que Abraão pelo patriarcado, do que Melqui· sedeque pelo sacerdócio, do que Moisés pela autoridade, do que Samuel pela jurisdição. Cada nome desses indica o santo e a vida do santo. Assim, Abraão quer di– zer pai da multidão; Melquisedeque rei da justiça; Moisés, salvo das aguas, e Samuel colocado por Deus. Assim tam– bem, temos Jesús, que significa salva– dor, e Cristo, que significa: ungido. E temos a pedra Pedro. · Nêste último jogo de palavras, Jesús revela sir~plicidade e sublimidade. Sim– plicidade, pois todos os populares per– cebera~ que Pedro seria para a Igre- ja o que um alicerce de pedra é para um edificio. Sublimidade, pois Jesús profetis·::3 que as fôrças do Mal nada poderão con– tra a Igreja, baseada sôbre a pedra Pe~ dro. Perante os simples, .Jesús afirmg a solidês da Igreja. Perante os séculos vindouros Jesús atesta a perenidade da Igreja. o papa é Pedro pelo poder, Cristo pela unção, Pastor dos pastores, Guia dos guias, ponto cardinal de tôdas , as igrejas, fortaleza inexpugnavel da co- _ munhão dos filhos de Deus. Assim escreveu S . Bernardo . .J esús disse menos e mais: menos quanto ao número das palavras, mais quanto ao sentido. Como as aguas se quebram de encontro ao rochedo, disse Jesus, assim as forças do mal se arrebentarão contr.!l a Igreja, contra o Papa, contra a pedra Pedro. Padre D U 8 OI S

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