Quero - 1944

14 J. F. C. 8. Belém-Pará-Brasil • 1f•1 1 11111111111111111IIl i 111111111111'1111111111111111f111111111111111111111111111 l 111111111111••11111,1111111 11101 li 1111111111 l • I I IIH 11111111 li mulher nasceu exclusivamente para o lar, A'll dizem os antigos. Os contemporâneos, ~ oorém, afirmam o contrário e abertas lhes foram dessa maneira, as portas das ciên– cias, letras e artes, concedendo-lhes, até certo ponto, direitos iguais aos do homem. Quem es– tará com a verdade ? Ambos? Nenhum, talvez. Deus fez a mulher para que, acima de tudo, fôsse ela mulher. Deu-lhe, porém, uma inteli– gência igual a do homem, fê~la tão capaz quanto ele, e as circunstâncias da vida atual levam-na às vezes a fugir da sua finalidade para atender as necessidades de ocasião. E nesse fato há talvez um só erro, o não saber dar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus". Deve– ria então a mulher, antes de tudo, subordinar a vocação e as tendências à sua finalidade como pertencente ao belo sexo. Seria êsse o ideal! Nada impede a boa dona de casa de ser literata, cientista, auxiliar do comércio, se não forem com isso sacrificados os deveres, que Deus e a sociedade lhe impuzeram, de acôrdo com o seu estado. Da mesma maneira nada impedirá a literata, a cientista de ser uma ótima dona de casa, de fazer a felicidade dos seus, desde que tenha ela em consideração ser essa a sua obra prima. Muitos seriam os exemplos, se os quisesse– mos citar, de mulheres letradas, artistas, que conseguiram dar ao mundo obras apreciaveis de ciência, literatura, momentos inesqueciveis de arte sem, contudo, faltarem ao mais elementar dos de– veres de uma mulher. E essa deveria ser a educa– ção da atual mocidade feminina; cristãmente ins– truida, femininamente sábia, para não desme– recer a honrosa missão de pertencer ao sexo fraco, isto é, ser mulher. Juventude Estudantina ·Católica 91.ida 9J,lendes ligioso nos gimísios e colégios, "a necessidade do ensino religioso para a educação integral da juventude", ''os meios para realizar êsse en– sino no ambiente do lar, por parte da família; quanto à concepção apostólica da vida cristã, "a vida interior deve ser a base sólida da vida de apostolado, não sendo a A. C. o polo oposto da contemplação, rnas a vida 111ais perfeita", esq11e111a da vidé:\ interior - Meditação, leitura espirit11al, missa, comunhão, oração e retiro" , "a ação católica e o operariado'' "meios e modos práticos de aposto lado entre 0 1 operariado". Foi brilhantíssima a semana e sobretudo de resurtados práticos. ' ' '

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