Quero - 1944

... O TEATRO bem intenciona– do éuma verdadeira escola ci– vico-cultural. Conhecí no colégio certos in– dividuas muito acanhados, no chegar, e que pelas consta.ntes representações em que obriga– tóriamente tornavam parte , se tornaram desembaraçados e so– ciais. O palco ajuda o desenvolvi– mento intelectual. pois obriga o "ator" a fazer certo esforço mental. A pessôa acostumada a representar , mais facilmente retem na memó1:ia aquilo que aprende, do que quem nunca representou. O t eatro além de- proporcio– nar alegria e divertimento acs espectadores, traz-lhes, às ve– zes, conhecimentos de coisas que ignoravam. Há dramas que nos revelam fatos históricos ocorridos nos primordios do cristianismo , ou– tros na idade medieval , alguns da época das cruzadas , muitos até das nossas missões , por u6s tão desconhecidas. Outras peças ha, tambem, que nenhum acontecimento historico revelam e todavia. são de grande fundo moral. O mesmo teatro , porém, quando praticado unicament_e com o escôoo de ganhar d l– nheiro é ba-starrte pernicioso. Durante a festividade de N.ª S.ª de Nazaré, por exemplo , (Cunlinúa na pag. .28) ~ E A «J" R o e 1 V V E N D V D E .J}.tmindC> 13ented

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