Quero - 1943

III A FAMÍLIA E' ANTERIOR A TÓDA SOCIEDADE CIVIL A FAMÍLIA E' DE ORIG~M DIVINA ........... A) A família é ANTE RIOR A TODA SOCIEDADE CIVIL Matriarcado ou patriarcado - se– gundo as hipóteses que tentam estudar a soc_iedade doméstica primitiva, - clan totém1c~ - . imaginado por Durkheim, que atribui a tôda uma tribu uma ' 'álma" coletiva, - família monogâmica , - no cume da teoria evolucionista - o que é cert_o é que a família, para todos os sociólogos {excepcuemos alguns positi- Pouco mais do que máxi– mas, preceit os ou enunciação de prin cípi os básicos nestas " Diretrizes" . Indicam , por– tanto , um rumo ... Cada qual, seguindo-o, chegará à Verdade, onde deve levantar a tenda do seu pensamento pela reflexão e pelo estudo mais aprofundado. Tal, a intenção destas pá– ginas que, sob o mesmo título, mudarão , periàdicamente, de assunto. vistas), está na base de tôda a socie– dade e, ipso facto, anterior a ela. De facto, lancemos um olhar retros– pectivo à História e não veremos outra '' sociedade" nos seus primórdios senão essa, cuja base é a união do homem e da mulher. A civilização primitiva não conhece ou tra sociedade senão a família. Logo, família não é obra da sociedade que, antes de existir, não podia agir. É, sim, fruto da hatureza humana racional. No seio da família, implantou Deus a ordem natural e sobrenatural da cria– ção . Sto. Agostinho diz que na união conjugal do homem com a mulher está a base de tôda formação política e social. A família é da máxima importância para a Igreja e para o Estc1do. Em tôrno da família existem vários problemas para c11ja solução devem cooperar a Igreja e

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