Quero - 1943

9 J. F. C. B. Belém-Pará-Brasil ······················-·································--·····•·-•······"'····· .. ·······--·················· .. ······································ ...... , " Não terias poder algum sôbre mim, se não te fôra dado do alto." (Jo . 19, 11) ' A justiça decorre dêste princípio : a autoridade se mitiga pela indulgência, a obediência se afervora no respeito, a confiança se estabelece nêsse domínio onde reina um mútuo auxílio para o bem comum, uma lealdade que não admite subterfúgios. A sua solidez depende da morali– dade de seus membros. Com uma autoridade paterna forle e hábitos honestos, a familia usará, sem perigo, ele uma lícita liberdade Os revezes, mesmo inesperados, não abaterão a família esteada fortemente em sãos princípios morais. C) A fan1ília deve ser HIE– RARQUIZADA O princípio de autoridade está na base de tôda a sociedade. A família - sociedade primitiva - tem a sua fôrça nêsse mesmo princípio . Um conjunto de direitos e deveres recíprocos assegura o equilíbrio famil_iar. DIREITO - DEVER : realidade que o homem sente em certos momentos, prec~itos ditados por Deus à nossa con– ciência. Se suprimirmos Deus, não po– deremos mais admitir a legitimidade dos direitos e deveres. É, unicamente , tendo como origem D eus e como fim sobrenatural êsse mesmo Deus que a obediência e a autoridade da família têm expressão, e a sua HIERAR- QUIA uma fôrça e uma doçura capazes de sustentar a nação e fazer a felicidade dos povos. Os pais, ordenando para o bem co– mum, os filhos, obedecendo sem constran– gimento, os irmãos, entendendo-se amisto– samente, o amor, chegando à abnegação, fazem dessa instituição humana a mais bela obra social, indestrutivel; e - o que me– lhor prova a sua origem divina - o mundo se sacode em estertores agónicos quando alguem atenta contra a sua organização. D) A família deve ser ESTAVEL A família não pode estar sujeita a ideologias individuais que a façam osci– lar ou até desagregar-se. Seu fundamento está na natureza humana, divinizada pela associação que Deus lhe concedeu na sua obra criadora; se não dermos à fa– mília a única origem que lhe convém, as paixões humanas encontrarão, aí , campo propício ao mais funesto desenvolvio;iento. E, perdendo a sua ESTABILIDADE, a fa– mília se perverterá e perverterá a socie– dade tôda inteira que, nessa estabilidade, tem o seu esteio. A familia, que vem de Deus e que para Deus deve conduzir os seus mem– bros , não pode perdurar e desenvolver– -se se não fôr Una - Forte - Hierarquizada Só assim será ESTAVEL, na resis– tência às teorias dissolventes ( divórcio, neo-maltusianismo) e na observância in– tegral da lei cristã.

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