Quero - 1941

feminina, de papel importante na obra sublime da regeneração humana. Urge restaurar o homem e a socie– dade. Para isto é necessário elevar a mu– lher e, para eleva-la mister se torna cu!- · tivar-lhe a inteligência, forma-la intelec– tual,. moral e cristãmente. E', pois, a necessidade da cultura intelectual da mulher, as particularidades da sua inteligência e a vida intelec!ual das jovens em geral, o terna de que tra– taremos agora. A inteligência é a faculdade da alma caracterizada pela necessidade de saber, de ·ver e de pensar. Ela é o motor de tôdas as sensações ; os actos não são mais que idéas realizadas, e as sensa– ções só se transformam em sentimentos quando o pensamento as elabora. Portanto, à grande atração das pai– xões é preciso opor urna inteligência capaz de reflectir, de escolher, •de apro– veitar tôdas as energias vitais, desenvol– ve-las, aperfeiçoa-las e dirigi-las para o seu fim único que é Deus. A mul her não pode ficar indiferente diante do cenário doloroso dos tempos que correm; ela é, corno disse Margue– rite Perroy em seu livro " SOUS LE SIGN E DE L'IDEAL'', essencialmente mãe, tôda a sua vida : mãe na espe- 13 J. F. C. B. Belém-Pará- Brasil rança, mãe em acto, mãe pela capaci– dade, mãe pela carne e pelo espírito, mãe dos indivíduos e mãe da sociedade. Que responsabilidade formidavel !. .. Lembra-me urna frase do Pe. Leonel Franca, em uma de suas conferências : "E' na escoh que se formam as gera· ções de amanhã''. Ora, o lar é· a primeira escola e a mãe a sua grande mestra. Realmente "a mãe é a primeira mestra de verdade, de honra e de beleza moral que o homem encontra no início da vida !'' Da mulher dependem as gerações futuras. · Os ensinamentos maternos são os moldes vigorosos e indestructiveis do ho– mem e da sociedade. Esta é o reflexo do lar onde viveu o homem e da mãe que lhe formou a alma e a inteligência. Portanto, se a ninguem é lícito des– prezar a ciência, pois tôda a ciência emana de Deus, muito menos o é a mu– lher, a quem coube na obra da elabora– ção humana a tarefa mai ddicada, mais íntima, mais árdua e mais dificil: cons– trutora do futuro e por êle responsavel. Mas, para a eficiência de sua acção educadora, não bastam a genero idade e a bondade naturais de seu coração; ai-

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