Quero - 1941

9uero ., -------- ............. ~~ em so b r i edade de linhas, NOTRE– -DAME DE PARIS: a mais alta ex– pressão da arte gótica - o grande es– tilo do século XI II - af se expande em tôda a sua graça, em tôda a sua flôr ingénua e exuberante . Quer sob o pon to de vista ar– queológico , que r como monumento hi s– torico , seu valor é precioso. Foi Mauricio de Su lly , bispo de Paris, quem concebeu o projecto de reunir n uma s ó as d uas igrej as de Notre-Dame Marie e de Sto. Estêvão , que ocupavam, pouco mais ou menos, a ãrea da igreja actual. A primeira ped ra foi colocada em 1162. Até o século XVII I, a catedral conservou a sua fisionomia primitiva ; mas , durante êsse século, so fr eu muitas remodelações nas esculturas, e foram destruídos muitos objectos du– rante a Revoluç~o Francesa . 6 J. f. C. B. Belém-Pará- Brasil Em 1845, foi executada uma res– tauração completa, em que o bom gôsto se aliou à competência, por Viollet Le Duc. Dir-se-ia que a fachada de Notre– -Dame foi creada de um só jacto , por um único artista, tal a unidade de gran- , deza em sua concepção. Sobrepujam-na du é;!s tôrres quadrangulares, de 6_9 me– tros de altúra. Mede a catedral, interiormente , 130 metros por 48 de largura. Notre-Dame de Paris contém um dos mais ricos tezouros do mundo; citemos : o relicãrio incrustado de dia– mantes, chamado da verdadeira CRUZ e do SANTO CRAV0; um cibório , onde foi levaêla a comunhão a Lui z XV e Maria Antonieta, quando esta– vam na célebre prisão do "TEMPLO" . Foi em Notre-Dame de Pari s que, depois da Grande Guerra, a França fez ressoar um agradecido T E D E U M pelo término da pavorosa mortandade.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0