Quero - 1940

se poderia explicar, porque os homens se haveriam já rebelado contra uma insti– tuição imposta por outros homens; b) uma instituiç~o, tão impo:tante, necessariamente teria de ixado traços do autor na História, e a gente devera saber por quem, onde, quando e como foi ins– tituida . MAT.ÉRIA, FORMA E MINISTRO A matéria dêsse sacramento é remofa e próxima. Matéria remofa são todos os pecados cometidos depois do Baptismo, com a diferença que os pecados mortais não confess~dos ainda, ou confessados mal , são matéria necessária; os pecados ve– niais são matéria suficiente. Matéria próxima são os actos do penitente, isto é, a dor, a acusação e acei– tação da penitência . forma são as palavras: "Eu te ab– solvo dos teus pecados em nome do Padre e do Filho e do Espírito Santo", às quais por instituição da Igreja se lhes ajm1tam outras antes e depois. Ministro dêsse sacramento é o sa– cerdote confessor, isto é, aquele que, além de haver recebido o sacramento da Ordem, g J. f. C. B. Belém-Pa rá- Brasil obteve, mediante a aprovação do Bispo, a jurisdição, isto é, o poder de julgar. Sl 1 A NECESSIDADE O Sacramento da Penitência é ne– cessário de necsssidade de meio aos que hajam cometido pecado mortal depois do Baptismo ; é necessário de necessidade de preceito a todos os fieis chegados à idade da discreção, os quais, pelo dispositivo do Concílio Lateranense IV, devem confes- menos, U ma vez cada ano . sar-sr,, ao EFEITOS O Sacramento da Penitência : a) dá a graça santificante aos que são reus de pecado mortal; aumenta a . ' graça aos que se lhe achegam apenas com pecados veniais ; h) perdoa a pena eterna, que é mu– dada em pena temporal, e ainda perdôa ·em parte ou de todo a pena temporal, se– gundo as disposições do penitente; c) faz readquirir os méritos perdidos pelo pecado ; d) dá a graça sacramenfol, isto é-, o direito aos socorros necessários para ficar longe do pecado. "Doutrina Cristã" .9Jfons. flrancisco 9'ascucci

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