Quero - 1940
de 213.572 pessoas. E ' êste o efectivõ de que hoje dispõe o apostol ado para a conqui sta do mundo pagão. · Sabeis a quanto sobe já o pessoal missio– nário dos protestantes, que ainda há pouco vi eram para o campo das missões apenas para contrariar a actividade dos nossos apóstolos? Não temos uma estatística actuali zada, mas, pela última estatística mundia l ( 1925 ), se vê que as pessoas empregadas nas missões pro– testantes, eram, entre europeus, americanos e indígenas, 183.087 . Em igual data as missões católicas tinham apenas 80 .000 mais ou menos. E' possível, ou melhor, é certo que o pessoal protestante empregado nas missões ultrapasse, no momento presente, o número do pesssoal católico· O RECRUTAMENTO Os sacerdotes. - O lado mais importante do problema missionário é, sem dúvida ne– nhuma, o que se refere ao pessoal que mais airectamente exerce o apostolado. Para ês te assunto se tem voltado, em todos os tempos, o pensamento da Igreja . Não se pode falar de conquistas sem possuir um exército bem aguer– rido e em condições de as poder fazer . E tam– bém é preciso ter meios para substitui r, com novos recrutas, os que caem e aumentar até o efectivo para assim intensificar e· estender as conquistas. . Vamos falar , portanto, do recrutamento do exército mi ssionário, dizendo donde saem os recru tas e por quem e em que medida se formam os vários contingentes da armada . Comecemos pelos missionários que, para maior clareza, vamos dividir em duas catego– ria s : 1) missionários fornecidos pelas Ordens e Congregações religiosas; 2) missionários saí-:– dos dos Seminários seculares, criados exclusi– vamente para o serviço das missões. . O número de Ordens e Congregações re– ligiosas, que têm padres nas missões, é de 63. Náo fazemos distinção entre aquelas, que têm por fim excl usivo trabalhar nas missões, e as que a outros fins juntam também êste. O con– tingente que elas oferecem é de 9.944 missio– nários. Nestas categorias distinguem-se os Fra– des Menores com 3.600 sujeitos; seguem-se– lhes os Jesuítas com '2.291. Vêm depois os Capuchinhos e os Sa lesianos de D. Bosco, respectivamente, com l .308e 1.056. 20 J. F. C. B Belém- Pará- Brasi 1 Os missionários da segunda categoria são aproximadamente 2.700. O Seminário das Mi s– sões Estrangeiras de Paris entra nestes nú– meros com 1.075, entre os quais 49 Bispos. Os Seminários para as Missões são actual– mente 16, dos quais 12 europeus e 4 ameri– canos. Todos êstes Seminârios, com excepção do de Paris, foram criados nestes ultimas 75 anos. O Seminário de Paris, o primeiro no gé– nero, foi fundado em · 1663. O segundo, pela data da fundação, é o Instituto das Missões Estrangeiras de Milão, criado em 18.50. Nove dêstes Seminários nasceram nos primeiros 25 an os no século XX. Os coadjutores. - Para a formação dos pa·dres indígenas, destinados às missões hav ia, antigamente, bastantes Seminários na Itália e noutras regiões européas . Hoje apenas existem o Colégio da Propaganda, em Roma, onde são recebidos seminaristas de diversos países de missão, o Colégio Leonin_o de Atenas para os · orientais de rito latino, o Seminário Albanês e pouco mais. Em comp~n~ação criara~~se mui– tos Seminários nas m1ssoes estr,rnge1ras, . que dão melhor resultado . Há Seminários rnenores, para os primeiros .estudos, guasi ~n:1 _todos os Vicariatos ou .Prefeituras, e ha Sem1nanos maio– res e regionais para os alunos teólogos duma ou de várias missões . D.-1 primeira especie há 107 com um total de 4.9 17 alunos e de se– gunda existem 286 com 12.048 teólogos. Êstes 17.000 seminaristas são tõda a es– perança do clero indígena. . . Acêrca dos Irmãos auxiliares apenas de– vemos d i ze r que, alem das 9 Congregações criadas nes tes últimos 100 anos e destinadas- à sua forma ção, há mais du_as de . função a:1tiga . São tôdas européas e estao assim repartidas : 4 na Fra nça, 3 ná Holanda, 2 na Irl anda, t na Bélgica e t na Alemanha. Nas terras de missão também já há algu– mas. Presentemen te existem 52 casas de no– viciado com 771 noviços. o exército feminino. - A participação di– recta da Irmã no aposto lado é ince}rame nte um produto dos tempos modernos. estava reser– vada pa ra a nossa époc~ ~ glória de_criar um verdadeiro exército feminino e envrn- lo para as trincheiras da Fé, a combater, com admira– vel ousadia, os santos combates pelo triunfo de Cristo. (Cuntinua no próximo número) 1 f '
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