Quero - 1940

1 sacramentos são conferidos no próprio acto em que se fazem; sobretudo, porque os outros Sacramentos dão a graça, en– quanto a Eucaristia nos dá o próprio Autor da graça. Jesus Cristo, de facto, está real mda– deiramente e substancialmente preseMe na E~caris·– tia. É êsse um grande, profundo mistério devido à infinidade e onipotência de Deus: nós o cremos, porque no-lo disse Jesus Cristo e no-lo ensina a santa Igreja. Jesus Cristo, efectivamente . ao prometer-nos êsse sacramento, disse: '.' O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida ·eterna; e eu o ressuscitarei no último dia." ''Porque a minha carne é verdadei– .ramente comida, e o meu sangue é ver– dadeiramente bebida". (Jo. VI, 55-56) Essas palavras devem ser tomadas à letra, como as interpretaram os ouvintes . Jesus não corrigiu tal interpretação, mas a confirmou; e embora muitos, a quem pareci a duro êsse falar, s_e apartassem dele, Jesus não retirou palavra algumá das proferidas. As palavras da instituição são claras, simples e precisas, e dizem que o q1:1e Jesus queria dar aos Apóstolos era o seu corpo e sangue, a ser derramado em prol deles. Foram sempre tomadas pelos Após– tolos e pela Igreja em sentido próprio as palavras de Jesus, como no-lo ensina a Tradição e o definiu o Concílio de Trento. Quando, pois, o sacerdote pronuncia as palavras da consagração, opera-se o milagre da transubstanciação, ou da mudança J. f. C. B. .Belém Pará Brasil da substância do pão no corpo de Jesus Cristo e da substância do vinho em .seu precioso sangue. , .Do pão e do vinho ficam . apenas as espec1es ou aparências, isto é, tudo o que cai sob os nossos sentidos, como a côr, o sabor, a figura, etc. Ora, como Jesus Cristo se encontra na Eucaristia vivo e glorioso, como está no céu, assim, quer sob as aparências de vinho, quer sob as aparências do pão, está Jesus toda inteiro, corpo, sangue, alma e divindade. Segue-se ai que Jesus Cristo se en– contra em tôdas as hóstias consagradas do mundo; b) que, partindo-se a hóstia em mais partículas ou dividindo-se a es– pécie do Vinho, o Corpo do Senhor não se parte, ~as fragmentam-se apenas as es-· pécies, ao passo que o corpo do Senhor permanece inteiro em cada uma das par– les, por mínima que seja, c) que a divina pr ese nça fica em nós, até quando es– tej_am consumidas as espécies do pão e do vinho. · Missa e Comunhão ·J esu Cristo instituiu êsse sacramento por três razões prin~ipais ·: 1) para que houvesse na Missa o sacrilício do Novo Testamento; 2) para que houvesse na Comunhão o alimento da~ almas; 3) para que fõsse perpétua a lembrança do seu Amor e da sua Paixão e Morte. "Doutrina Cristã" .9ttons. ffrancisco gascucci

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