Quero - 1940

<1ue-~o sacramental, isto é, o direito às 'graças necessárias para ser um bom cristão; c) · imprime o caracter de cristão e o torna capaz de receber os outros sacramentos. NECESSIDADE O Baptismo é necessário de neces" sidade de meio, porque, sem ele, não é possível conseguir o fim sobrenatural, isto é, a visão de Deus. Jesus Cristo no-lo disse:- "quem não renascer por meio da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino de Deus." J o. III, 5) · "O que crer e for baptizado será salvo : o que, porém, não crer, será con– denado"." (Marc. XVI, 16) Atenta a. esta absoluta necessidade, o , Baptismo de ãguà pode ser suprido pelo Baptismo de sangue e pelo de desejo. Baptismo de sangue é o martírio sofrido por causa de Jesus Cristo. Baptismo de desejo é o amor perfeito de Deus, unido ao desejo dos meios de salvação insti– tuidos por tle. É evidente que o baptismo· de sangue e o de desejo não são sacramento, mas produzem o efeito de confenr a graça, não porém o caracter; e, por isso, po-. dendo, fica-nos sempre a obrigação de re– ceber o baptismo de água . A absoluta necessidade do Baptismo faz com que êle seja conferido também às crianças, assegurando-lhes logo, dêsse modo, a graça e a felicidade eterna, por– que podem morrer antes de alcançarem o uso da razão. · COMO SE CONFERE O Baptismo se confere com o der– ramar água sôbre a cabeça .do baptizando, e, se não é possjvel sôl)re a cabeça, sôbre qualquer parte principal do corpo, dizendo ao mesmo tempo as palavras da forma. 4 J. f. C. B. Belem-Pará-Brasi 1 Isso é suficiente para que o sacramento seja válido, isto é, para que produza os efeitos próprios. A Igrejá, porém, para melhor significar a santidade e os efeitos dêste sacramento, lhe acrescentou alguns ritos, que sempre devem ser observados, fora do caso de necessidade. OBRIGAÇÃO - PADRINHO- NOME. Quem recebe o baptismo, torna-se cristão, se obriga a professar a fé e a ob– servar d lei de jPsus Cristo; pelo que, renuncia, a Satanás, às suas por:npas e obras, isto é, aos pecados, às vaidades, ao mundo e às máximas perversas dêste. Essas renúncias, se o baptizando é criança , as faz por meio do padrinho, que tem o ofício de apresentar .à Igreja o baptizando e responder pelo mesmo, assu– mindo, como pai espiritual, o cuidado da educação cristã do afilhado, se lhe falta– rem os pais . O padrinho ou a madrinha pode ser . um só, até ·de sexo diverso do baptizando ou, quando muito, podem ser dois, pa– drinho e madrinha, juntamente. Para al– guem ser padrinho ou madrinha, é~lhe necessário ser - baptizado, ter o uso da razão, proressar a religião, ter a intenção e tocar o baptizando. Para a liceidade re– quere-se que tenha , ao menos, catorze anos, não seja excomungado ou interdito, co– nheça as verdades fundamentais da fé e não tenha ordens sacras, nem seja religioso, salvo dispensa. ( CaA . 765, 766) O ministro do Baptismo é o padri– nho ou a madrinha . Contraem com o bap– tizado um parentesco ou cognação espiri" foal, que é impedimento para o matrimónio. No baptismo impõe-se o nome de um santo, que sirva ao baptizado de exemplo e protector em ~ua vida de cristão . ''Doutrina Cristã" Monsenhor Francisco Pascucci .

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