Quero - 1940

18 J. f. C. B. BELEM - PARÁ S. p A ULO, PRIMEIRO HERÓI DA ACÇÃO CATÓLICA (CONTINUAÇÃO) fHomo 'J)ei - O varão de Deus Onde está o remédio? A quem recorrerá a humanidade dissoluta e confusa? Perguntas angustiosas. Muitos se nos apresentam com uma resposta: Epicuro, Zeno, Crates-todos falharam. Para operar a salvação encontra-se só um: o Deus desprezado do Gólgota. Só a palavra de Deus tirou o cosmos do nada, só a mão de Deus retém todos os detalhes no seu lugar na imensidade do espaço. Por isso, Paulo, como outro Moisés, corre a salvar o mundo, tendo nas mãos as duas tábuas do Sinai. Com a autoridade de enviado de Deus, exige a ob– servância do que elas prescrevem, e com uma voz, que tem algo dos trovões que abalaram o monte da legislação, êle repreende os trans– gressores. Devêmo-lo ao seu procedimento in– trépido a corrupção pagã ter recuado aos pou– co , para dar lugar à integridade e fidelidade conjugais, amor do próxímo e probidade, tem– perança e temor de Deus. "A lei de Deus é imaculada, ela converte os corações" (S. 118 8). Também hoje ela tem o mesmo efeito. Como Paulo toma a peito a tarefa que lhe foi imposta, e como avalia, a sua respon– sabilidade diante de Deus, êle o expõe na conversação que teve com o rei Agripa. "Assim foi que me dirigí a Damasco. Eis sinão, quando, ó rei, em plena estrada, ao meio dia, vi uma luz do céu, mais brilhante que o sol, que me cercou de fulgores, a mim e aos meus compa– nheiros de viagem. Todos caimos por terra, e ouvi uma voz que dizia em língua hebraica: Saulo, Saulo, por quê me persegues? duro te é recalcitrar contra o aguilhão." Quem és tu, Senhor? perguntei. Repondeu o Senhor: Eu soy Jesus a quem tu persegues. Mas levanta-te e põe-te em pé; porque te apareci para te fazer ministro e tes– temunha das coisas que viste, e das que ainda te hei-de revelar. Livrar-te-hei do povo e dos pagãos ao quai te enviarei. Abrir-lhes-hás os olhos para que e convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deu ; para que pela fé em mim alcancem o perdão dos pecados e a herança em companhia do santos. Pelo que, ó rei Agripa, não pude deixar de obed cer à ví ão celeste" ( Act 26 12-- 18) Nestas palavras temos a explicação da obra sôbre-humana rea lizada pelo apóstolo. Aqui temos o programa de todos os sacer– dotes e apóstolos leigos. li I Graças recebidas impõem deveres . Pri– vilégios especiais requ erem grandes esfo rços de gratidão. 1 ) Quem duma maneira e pecial fo i es– colhido por Deus, deve também duma ma– neira e pecial entrega r-se a Deu . "Segrega i– -me a Saulo e Barnabé para a obra a que os de tinei. Ao que êtes jejuaram e oraram, lh es impuseram as mão s e os des pediram." (Act. 132) Paulo é um segregado peta imposição das mãos, é como separado de tudo quanto é mun– dano que vai pela vida. Mais ou menos segre– gados devem ser todos os que cooperam com êle. O sacerdote deve andar imediatamente no encalço de S. Paulo, alheio a tudo qu anto não é unicamente de Deus. Não existem as me - mas rigorosas exigências para o apóstolo leigo. Mas o que é de todo imprescindivel é a e– gregação de tudo quanto é contrário a Deus. Nada pode ter com a tríplice concupiscência. "Não vos conformeis com êste mundo, mas reformai-vos pela renovação do espírito" ( Rom. 12 t) Vivem no meio do mundo, mas não lhe pertencem. Segregados para as coi as de Deus, devem viver no espírito. "Se rece– bemos a vida pelo espírito, cuidemos tambem segundo o espírito". (Gal. 5 25 ) Andar segundo o espírito, quere antes de tudo dizer: "Não satisfarei os apetites da carne". (Gal. 4 t6) "Entre as obras da carne contam-se manifes– tamente a fornicação, a luxuria, a idolatria, a magia, as inimizades, as contendas, o ciumes, as ira , as rixas, as discórd ias, o espírito de partido, a inveja, o homicídio, a embriaguez, a glutonaria e coisas semelhantes .... Os que praticam estas coisas não herdarão o reino de Deus". (Gal. 4 19 ) "Tu, ó varão de Deus, foge de tais coisas" (Tim. 6 11 ). Que absurdo o homem de Deus entregue a essas paixões! "Sois assim tão insen ato ? começaste pelo espírito - e acabareis ago ra pela carne!" (Gal. 3 3) Que degradante contradição! Por fora ho– mem de espírito, por dentro podridão de carne! "Confias na lei, e te ufanas de Deus; conheces a Sua vontade, e, in truido pela lei,

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